A cada mês de outubro, todas as pastorais da Quase Paróquia São Vicente de Paulo são convidadas à experiência de ser Igreja de verdade. Sem deixar de fazer as tarefas específicas de cada pastoral, os fiéis levam a Palavra, o conforto e a atenção a cada casa que abrir suas portas ao Senhor. Todos os sábados e domingos deste mês, agentes das mais diversas pastorais se reúnem às 13h30, em frente à Matriz, para fazer a mesma coisa: partilhar a fé com quem já a tem, com quem já teve mas praticamente a perdeu ou quem jamais experimentou caminhar com Jesus Cristo. O difícil é saber quem sai mais edificado: se quem recebe ou quem faz a visita missionária.
- Missão para mim significa amor: é dar o melhor para o outro - conta Bárbara, do Grupo de Oração Ágape, que coordenou as atividades em um dos setores de missão na área da Matriz, nos dias 12 e 13 de outubro. Ela conta que não foram tantos os missionários, mas todas as casas do setor foram abordadas, sendo que 41 aceitaram a visita de oração e meditação da Palavra.
|
Arquivo do blog: missionários na Capela São João em 2011 |
Roni Lisboa, da Pastoral da Comunicação, diz que este ano é o primeiro em que participa das visitas missionárias. Impactado com as falas do Papa Francisco em sua visita ao Brasil, sobretudo o estímulo a que a Igreja vá às periferias existenciais, Roni já tinha participado de um dia de visitas a moradores da localidade de Cacimbas, zona rural de São Francisco do Itabapoana, onde fica a Capela de São Sebastião, assistida pela Quase Paróquia São Vicente de Paulo. Na ocasião, também foi feito um trabalho na comunidade de Campo Novo, onde existe a capela Nossa Senhora da Penha. Agora, ele conta que sua timidez não o impediu de se deixar usar pelo Senhor no último sábado, 19/10/13.
- O contato com as pessoas tem trazido momentos inesquecíveis e de grande alegria. Se eu pudesse, diria a todo irmão paroquiano: seja você também um missionário!
As missões acontecem em todo o território paroquial, sendo desenvolvido sob coordenação das próprias comunidades. Além da Matriz, estão em missão as capelas de São Jorge, Santa Rita de Cássia, São João Batista e Nossa Senhora do Carmo. Ao final, toda a família paroquial vai se reunir em mutirão evangelístico para abordar os moradores das Casinhas do Parque Prazeres, onde está sendo implantada a comunidade de São Frei Galvão.