terça-feira, 29 de outubro de 2013

Apóstolos da Palavra

Irmã Maria (arquivo Blog / março 2013)
Duas irmãs Apóstolas da Palavra, que estão percorrendo o Brasil em encontros de pregação e catequese, participaram da Missa da manhã deste domingo, 27/10/13, na igreja matriz da Quase Paróquia São Vicente de Paulo. A liturgia foi celebrada pelo padre Giovanni Fernandes e pelo padre mexicano Martín Solórzano, que está em missão no Brasil junto com as irmãs Maria (que é brasileira e esteve na São Vicente no início do ano) e Pascuala Nuñez Perez, mexicana.

Com um português surpreendente para quem chegara ao Brasil havia apenas 25 dias, o padre Martín Solórzano fez a homilia baseada no Evangelho de São Lucas 18, 9-14, onde Jesus conta a parábola do fariseu e do cobrador de impostos orando no Templo. O religioso mexicano, que tem atuado em Honduras, enfatizou que a oração humilde do cobrador de impostos chegou a Deus, mas não a exaltação de si próprio efetuada pelo fariseu.

Pe. Martín em missão no RN (fonte:
http://apostolosdapalavrarn.blogspot.com.br)
Clique para abrir a página com as homilias da Quase Paróquia São Vicente e ouvir esta e outras pregações.

Tendo visitado a São Vicente durante o domingo e participado das Missas pela manhã e à noite, o padre Martín e as irmãs seguiram na segunda para o Seminário Diocesano, junto à Paróquia de Santa Teresinha,  no bairro da Pecuária.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tríduo e Festa de São Frei Galvão: 22 a 25/10

Clique p/ ampliar (arte:João Batista/Pascom)
O santo brasileiro Antônio de Santana Galvão, o Frei Galvão, será honrado com tríduo e festa, de 22 a 25/10/13, na comunidade das Casinhas do Parque Prazeres. De terça a sexta, sempre às 19h, todos estão convidados ao encontro com Cristo através de oração do terço e celebração.

A comunidade de São Frei Galvão, que por enquanto é um ponto missionário da Quase Paróquia São Vicente de Paulo, fica na Rua S, número 10, nas Casinhas do Parque Prazeres. Participe!

Missões: quem ensina e quem aprende?

A cada mês de outubro, todas as pastorais da Quase Paróquia São Vicente de Paulo são convidadas à experiência de ser Igreja de verdade. Sem deixar de fazer as tarefas específicas de cada pastoral, os fiéis levam a Palavra, o conforto e a atenção a cada casa que abrir suas portas ao Senhor. Todos os sábados e domingos deste mês, agentes das mais diversas pastorais se reúnem às 13h30, em frente à Matriz, para fazer a mesma coisa: partilhar a fé com quem já a tem, com quem já teve mas praticamente a perdeu ou quem jamais experimentou caminhar com Jesus Cristo. O difícil é saber quem sai mais edificado: se quem recebe ou quem faz a visita missionária.

- Missão para mim significa amor: é dar o melhor para o outro - conta Bárbara, do Grupo de Oração Ágape, que coordenou as atividades em um dos setores de missão na área da Matriz, nos dias 12 e 13 de outubro. Ela conta que não foram tantos os missionários, mas todas as casas do setor foram abordadas, sendo que 41 aceitaram a visita de oração e meditação da Palavra.

Arquivo do blog: missionários na Capela São João em 2011
Roni Lisboa, da Pastoral da Comunicação, diz que este ano é o primeiro em que participa das visitas missionárias. Impactado com as falas do Papa Francisco em sua visita ao Brasil, sobretudo o estímulo a que a Igreja vá às periferias existenciais, Roni já tinha participado de um dia de visitas a moradores da localidade de Cacimbas, zona rural de São Francisco do Itabapoana, onde fica a Capela de São Sebastião, assistida pela Quase Paróquia São Vicente de Paulo. Na ocasião, também foi feito um trabalho na comunidade de Campo Novo, onde existe a capela Nossa Senhora da Penha. Agora, ele conta que sua timidez não o impediu de se deixar usar pelo Senhor no último sábado, 19/10/13.

- O contato com as pessoas tem trazido momentos inesquecíveis e de grande alegria. Se eu pudesse, diria a todo irmão paroquiano: seja você também um missionário!

As missões acontecem em todo o território paroquial, sendo desenvolvido sob coordenação das próprias comunidades. Além da Matriz, estão em missão as capelas de São Jorge, Santa Rita de Cássia, São João Batista e Nossa Senhora do Carmo. Ao final, toda a família paroquial vai se reunir em mutirão evangelístico para abordar os moradores das Casinhas do Parque Prazeres, onde está sendo implantada a comunidade de São Frei Galvão.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia de Nossa Senhora

A comunidade paroquial de São Vicente de Paulo celebrou o Dia de Nossa Senhora Aparecida com carreata e Missa festiva, neste sábado, 12/10/13. A carreata saiu da capela Santa Rita, no Parque Prazeres, em direção à igreja matriz, onde o povo se reuniu para celebrar a padroeira do Brasil.

O andor foi enfeitado com flores e bolas verdes e amarelas, em referência às cores da Bandeira Nacional. Na matriz, a imagem da Mãe do Senhor foi acolhida com  muita alegria e reverência. 

Confira registros da carreata e da Missa na lente de Leniéverson, da Pastoral da Comunicação:

Capricho no enfeite do andor com as cores do Brasil

Alegria no começo da Missa

domingo, 6 de outubro de 2013

Mãos à obra: mês missionário

Reunião de preparação das Missões 2013
As Santas Missões Populares terão sua terceira edição neste mês de outubro na Quase Paróquia São Vicente de Paulo. Uma reunião entre agentes de pastoral e o padre Giovanni Fernandes selou, no último sábado (05/10/13), as linhas mestras do trabalho. A meta é abordar todas as casas do território paroquial e levar a Palavra de Deus e a oração a todas as famílias que o aceitarem.

O envio dos missionários ocorreu na Missa das 19h deste domingo, 06/10/13, com a oração e a bênção proferidas pelo padre Giovanni logo após a homilia. Agentes de diferentes pastorais e equipes estiveram presentes, pois a missão diz respeito a toda a Igreja, inclusive aos fiéis ainda não engajados em nenhum grupo.Quem frequenta a Matriz ou alguma capela da Quase Paróquia São Vicente mas não mora no território paroquial pode informar nome e endereço à Secretaria Paroquial e solicitar a visita dos missionários.

Missionários na Capela Santa Rita (arquivo blog / 2011)
Diferentemente dos anos anteriores, os fiéis das capelas farão missão em suas próprias comunidades. Mas todos se encontrarão no segundo final de semana de novembro na região das Casinhas do Parque Prazeres para evangelizar o que virá a ser a comunidade de São Frei Galvão.