quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Missão em Campo Novo

Momento da consagração
A comunidade de Nossa Senhora da Penha de Campo Novo, pouco além da divisa entre Campos e São Francisco do Itabapoana (à beira do Paraíba do Sul), celebrou com alegria e espírito missionário a Liturgia de Cristo Rei do Universo na tarde do último sábado, 23/11/13. Tudo começou com o cineminha bíblico para as crianças, que exibiu desenhos animados sobre o nascimento e a ressurreição de Jesus na casa de Ana Lúcia, uma das fiéis que moram na localidade. Em seguida, o padre Giovanni Fernandes presidiu a celebração da Santa Missa na capelinha de Nossa Senhora da Penha.

Ana Lúcia, que organizou o cineminha com a ajuda de outras fiéis de Campo Novo e de Cacimbas, recebeu o sacramento da Crisma em 10/11/13, junto com outros 26 jovens ou adultos da São Vicente (leia aqui). Atenta ao espírito do sacramento e à homilia do bispo Roberto Francisco, ela está empenhada na evangelização das crianças de sua localidade. Além do cineminha, o grupo providenciou cachorro quente, pipoca e refrigerante para a criançada.

Confira algumas fotos da tarde festiva em Campo Novo, feitas por Roni Lisboa, da Pastoral da Comunicação:

Cada um colocou seu nome na árvore, como fruto de Deus

Capelinha de Nossa Senhora da Penha

Crianças atentas ao cineminha

Padre Giovanni pregando o Evangelho de Cristo Rei

Fiéis de Campo Novo e de Cacimbas participam da Missa

Um grupo de música improvisado ensaiou durante o cineminha

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Casamento comunitário

Alegria dos casais revigorados em Cristo
Cinco casais que já viviam juntos decidiram mergulhar suas vidas conjugais em Deus através do sacramento do Matrimônio celebrado comunitariamente. Aconteceu no dia 23/11/13, sábado, na Matriz de São Vicente, com a participação da Pastoral Familiar. São eles Jefferson e Roberta, Marcos e Mara Cristina, Lauro e Nathália, Thiago e Jamila e ainda Isaías e Maria.

O casamento comunitário é proposto a casais que tenham vida conjugal sadia e estável e tenham o propósito de comunhão e fidelidade para o resto da vida, como é o matrimônio cristão. Quem já recebeu o sacramento não pode receber de novo, a menos que tenha ficado viúvo.

Veja fotos feitas por Leniéverson, da Pastoral da Comunicação:


Momento de formalização e testemunhas

Proclamação da Palavra

Gesto bonito e significativo das alianças

Padre Giovanni presidindo a celebração

Padre Giovanni se dirigindo aos casais

Pastoral Familiar: missão cumprida também neste caso

A Matriz ficou florida de gente e de flores mesmo

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Crismados para servir

Em uma noite de graça, um grupo de aproximadamente 27 jovens ou adultos recebeu o sacramento da Crisma neste domingo, 10/11/13, na Matriz de São Vicente de Paulo. A liturgia solene foi presidida pelo bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz e concelebrada pelo padre Giovanni Fernandes.

Entre os crismados há adolescentes, jovens, adultos e gente da terceira idade. Vinte e um deles fizeram a preparação em encontros semanais aos sábados, na Matriz, e seis irmãs são das localidades de Campo Novo e Cacimbas, São Francisco do Itabapoana, onde os encontros ocorreram também semanalmente. Todos participaram, na véspera, do Retiro de Crisma na Capela São João Batista, na antiga Usina São João.

Na homilia, Dom Roberto Francisco enfatizou o vínculo da Crisma com os outros dois sacramentos da iniciação cristã - Batismo e Eucaristia - e repetiu o que foi dito ao longo de toda a preparação: só faz sentido receber a Crisma se for para servir a Cristo na Igreja.

Clique para ouvir a homilia de Dom Roberto Francisco e outras pregações na Matriz de São Vicente.

Confira alguns registros da noite festiva (fotos de Leniéverson, Pastoral da Comunicação):

O coral Frederico Ozanan cantou na Missa

Crismandos renovando as promessas batismais

Dom Roberto: ser cristão é fazer diferença

Dom Roberto, padre Giovanni e cerimoniários

domingo, 10 de novembro de 2013

Dia de Crisma na São Vicente

Hoje, Domingo, 10/11/13, às 19h30, celebração da Crisma na Matriz de São Vicente, presidida pelo bispo Dom Roberto Francisco e com a presença do Coral Frederico Ozanan. Momento de festa, todos convidados!

domingo, 3 de novembro de 2013

Preparação para Crisma em Cacimbas


Hora de manusear a Bíblia e encontrar as passagens do dia
Fiéis de diferentes pastorais da Quase Paróquia São Vicente têm participado, com maior ou menor frequência, dos encontros semanais de preparação para a Crisma realizados na Capela de São Sebastião, em Cacimbas, São Francisco do Itabapoana. A evangelização em Cacimbas envolve não apenas os agentes da Pastoral da Crisma designados para o trabalho, mas também irmãos da Pastoral Familiar, Pascom, Pastoral Misionária, Pastoral Familiar, Coral Frederico Ozanan, além, é claro, do padre Giovanni Fernandes, que celebra periodicamente no local.

Lá, um grupo de seis mulheres vem se preparando para receber o sacramento da Crisma, no dia 10/11/13, na Matriz de São Vicente, junto com os crismandos que se preparam na Matriz. São elas Ana Lúcia, Leydiana, Luciana, Mônica, Neusa e Tatiane. Os encontros são cheios de alegria e simplicidade, e os "visitantes" logo se sentem em casa.

Além das crismandas, parentes e amigos têm participado das reuniões, onde se faz a leitura e a partilha dos textos bíblicos do dia e se compartilham os temas previstos no roteiro de preparação. Apesar da distância - cerca de 28 quilômetros da Igreja Matriz, percorrendo a Beira-Rio em direção a Gargaú -, quem vai quase sempre quer voltar.

Confira abaixo algumas fotos do encontro realizado em 25/10/13:
Momento de partilha das leituras bíblicas

Cristo e a Igreja estão abertos a todos (até aos flamenguistas...)



Fotos: Virginia Lemos

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Missa de Finados às 8h da manhã

A celebração da Missa neste Dia de Finados, 02/11/13, na Quase-Paróquia São Vicente de Paulo será às 8h, na Igreja Matriz. Em nenhum outro horário haverá celebração da Missa na igreja Matriz ou nas capelas. A Liturgia de Finados também será celebrada em vários horários ao longo do dia nos cemitérios da cidade. O padre Giovanni Fernandes, da São Vicente, celebra no Caju às 16h.

Atualização às 16h: clique para ouvir a homilia.