sábado, 29 de outubro de 2011

Missões: encerramento oficial

Concentração das missões na Capela Santa Rita: partilha e oração
Uma procissão saindo às 18h da Capela de São Jorge rumo à Matriz de São Vicente marca neste domingo, 30/10/11, o encerramento oficial da programação do mês missionário na Quase-Paróquia. Após a procissão haverá Missa, com a presença de todas as comunidades e de todas as equipes de missionários.

O mês se encerra, mas as missões continuam em novembro até que todas as residências do território paroquial tenham sido visitadas. As equipes estão cumprindo seus desafios missionários na medida das possibilidades de tempo e agenda de cada grupo, e por isso alguns setores estão mais avançados do que outros.

- Se ao final de novembro alguma casa do nosso território não tiver recebido a visita, a pessoa pode nos procurar para que a gente providencie o envio de uma equipe - lembra o padre Giovanni Fernandes.

A experiência das missões tem sido partilhada em encontros semanais realizados às quartas-feiras, após a celebração da Missa. Os relatos dão conta de situações as mais variadas: tem católico que vibra com a presença dos missionários, evangélico que aceita a visita e participa da oração e ainda gente de boa vontade que abre suas portas para a entrada do Senhor. Mas também há quem se mostre insensível ao movimento missionário da Igreja, sem se dar conta daquela máxima de Cristo (Mt 10,40) que diz 'quem vos acolhe a mim acolhe, e quem me acolhe acolhe aquele que me enviou'.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tarde de louvor para iniciar Grupo de Oração na São João


Servos da Comunidade Católica Missão Atos realizaram neste sábado, 22/10/11, na Comunidade de São João Batista, uma tarde de oração. Foi o passo decisivo para a implantação do Grupo de Oração na comunidade, que se reunirá todas as quintas-feiras, a partir das 19h15.

Antes da reunião na Capela, os missionários visitaram cerca de 50 casas na região da antiga Usina São João e na vizinha comunidade de Santana. As visitas começaram por volta das 11h da manhã e se estenderam até as 14h.  Os missionários levaram oração, partilha da Palavra e água benta para que os próprios moradores aspergissem os cômodos das suas casas, lembrando a marca do Batismo e a presença de Cristo Ressuscitado através da visita da Igreja.

A tarde de oração na Capela de São João começou às 15h, terminando com a celebração da Santa Missa. Durante o período houve louvor, pregação, partilha e adoração ao Santíssimo Sacramento.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um ano de caminhada

Flashes do primeiro ano expostos num painel

Quem fotografa quem? E no que estará pensando o Padre Giovanni?

Sabor de festa e de alegria: um ano de caminhada
A Quase-Paróquia de São Vicente de Paulo está comemorando um ano de caminhada. Uma Missa particularmente alegre e festiva foi celebrada na noite desta quinta, 13/10/11, quando o padre Giovanni Fernandes apresentou o projeto arquitetônico da Igreja Matriz.

Os banners estavam cobertos por um lençol branco, mas um vento que soprava durante a Missa acabou revelando o projeto aos olhos de todos antes da hora prevista, ainda durante a celebração. No final, teve parabéns e bolo para toda a comunidade.


Após a Missa, padre Giovanni gravou uma mensagem aos paroquianos, onde manifesta ação de graças a Deus pelas manifestações do Seu amor ao longo do primeiro ano de vida da Quase-Paróquia e convida os fiéis a participar da conclusão da edificação da igreja.

Assista ao vídeo clicando aqui:

sábado, 8 de outubro de 2011

I Encontro de Adolescentes com Cristo: tempo de graça para a Igreja

Um grupo de aproximadamente 50 adolescentes participou, nos dias 1º e 2 de outubro, do I Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), no Ciep da Lapa. Foi um 'encontrão', organizado por membros da Quase-Paróquia São Vicente em conjunto com um grupo do Espírito Santo, convidado pelo padre Giovanni.

Os detalhes do que acontece nestes encontros não é divulgado, para que futuras edições do EAC preservem o caráter de surpresa para os participantes. Mas pela reação dos adolescentes no final do encontro, na tarde de domingo, 02/10, deu para perceber que foram momentos impactantes de encontro com Jesus Cristo, ancorados na ação do Espírito Santo.

Deste primeiro encontro estão sendo formados dois grupos de adolescentes, que a princípio atuarão na Matriz de São Vicente e na Capela de Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres. O primeiro reencontro da turma do 'encontrão' ocorreu no último sábado, 08/10/11, e uma das ideias é oferecer aulas de instrumentos musicais para que os interessados formem grupos de música para atuar na Liturgia na Quase-Paróquia de São Vicente.

Recado dos organizadores para os pais: estimulem seus filhos na caminhada cristã!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Santas Missões: pé na estrada para anunciar o Cristo

Missionários se organizam para a partilha das missões
As Santas Missões 2011 na Quase-Paróquia São Vicente já começaram, e nesta quarta, 05/10, ocorreu a primeira Missa e partilha reunindo as equipes de missionários. A Missa foi celebrada às 19h, na Capela de São João Batista, na antiga Usina São João, pelo padre Giovanni Fernandes. A capelinha foi pequena para acomodar todos os engajados no esforço missionário.

O pontapé inicial das missões foi dado no primeiro domingo do mês, 02/10, com a Missa das 19h, na Matriz, quando os paroquianos mobilizados para o trabalho foram solenemente enviados a campo. Cada um recebeu uma camisa, uma cruz, um livrinho de bênçãos e um potinho de água benta para lembrar a todos o sinal definitivo do Batismo.

Ao longo de outubro, os grupos vão percorrer todas as casas do território paroquial de São Vicente levando a Palavra de Deus e a face alegre e solidária da Igreja Católica. Às quartas, haverá pausa para participação conjunta na Missa e partilha dos trabalhos. No primeiro encontro, o recado da Liturgia foi que é preciso viver o Evangelho na Igreja para que o anúncio seja autêntico.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cada de um nós deve ser missionário do Reino de Deus


A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Em nome do Senhor, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Leniéverson Azeredo Gomes 

Após a Missa devemos rumar a missão a qual Deus nos ordena



Estas são as quatro formas em que o sacerdote, ao término do mistério da salvação, que é a Santa Missa, se despede da comunidade de fiéis, abençoando-os e os enviando em missão. A Celebração Eucarística notadamente é a atualização do momento em que Deus se fez “homem, humilhando-se e tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,6).

Durante o “sacrifício de louvor”(Hb 13,15), o presidente da Celebração Eucarística, em sua homilia, conclama, na maioria das vezes, a assembleia de fiéis a colocar em prática a palavra divina de forma acolhedora e estimuladora. No entanto, um dos dramas mais notados e que mais afeta muitos lugares é a rejeição à vivência do ardor missionário, que se caracteriza em responder de forma negativa ao chamado missionário. Diz-se que nunca tem tempo, que se está ocupado, que não se tem jeito para ser missionário, entre outras coisas. As pessoas, dessa forma, se contentam apenas em estar com o corpo, mas não com a alma integrada a ideia de que se Deus se deu num madeiro para redenção dos pecados, todo cristão é também convocado, intimado a dar a vida para espalhar a boa nova. 

Cristo, por exemplo, dizia aos seus discípulos que a messe era sempre grande, mas os operários eram sempre poucos (Mt 9,37). Ele queria dizer, numa explicação mais simples, que há vários terrenos com uma vasta plantação de uvas prontas para ser colhidas, porém não existem trabalhadores o suficiente para colher a vinicultura.

Por isso, Jesus sempre chamava, pedia e implorava por operários ou trabalhadores para a messe ou a colheita da Vinha do Senhor. (Mt 9,38).São Paulo, em sua primeira carta apostólica aos Coríntios, abordava essa preocupação divina e emitia uma espécie de conselho aos que se faziam de desentendidos nessa questão, quando dizia que “Anunciar o Evangelho, não deve ser em hipótese alguma, uma glória humana, mas sim, uma obrigação imposta a cada membro da Santa Madre Igreja. Aí do cristão batizado se não for um anunciador do Evangelho”(1 Cor 9,16). 

No Antigo Testamento, há os exemplos de pelo menos dois profetas que usaram desculpas para se esquivar do chamado divino, mas depois da repreensão divina mudaram de ideia: O profeta Jeremias, que dizia ser imaturo (infantil) para corresponder ao chamado (Jr 1,4-8), e o também profeta Moisés, ao achar que sua gagueira o impedia de servir a Deus (Ex 4,10). 

Assim, como Jeremias e Moisés, todo cristão é convidado a superar os medos, de forma que sejam, assim, sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-16), ser o diferencial no mundo, por um raciocínio muito lógico, se “o Pai enviou e confiou uma missão ao seu filho, Jesus Cristo, o Pai também confiou a responsabilidade ao enviar a assembleia dos  crentes,  em uma missão”(Jo 20,21). 

Embora devamos viver este roteiro o ano inteiro, a Igreja pontua durante os meses de agosto, setembro e outubro, temas que se entrelaçam e se interligam. Se agosto é dedicado às vocações, em setembro se faz uma homenagem às Sagradas Escrituras e outubro é dedicado às santas missões, podemos concluir que cada membro da Igreja Católica Apostólica Romana é convocado e intimado a ser missionário da Palavra de Deus. 

Portanto, amados, devemos seguir sem pestanejar a ordem do Senhor, que nos diz sempre para  “Irmos e fazermos que todos os Povos se tornem discípulos (...) e ensiná-los a obedecer e a corresponder a mesma convocação que Ele fez para cada um de nós” (Mt 28,19-20).

sábado, 1 de outubro de 2011

Novos coroinhas na Capela São João

Seis coroinhas foram investidos na noite deste sábado, 01/10/11, na Comunidade de São João Batista, na antiga Usina São João. Laryssa, Thales, Thauan, Lauana, Luana e Thamella foram preparados pelo seminarista Anderson ao longo de mais de cinco meses. Na missa, celebrada pelo padre Giovanni, já puderam servir ao altar pela primeira vez.

Em breve, o grupo também passará a se servir do altar do Senhor, pois todos estão na Catequese e se preparam para começar a receber a Eucaristia no final do ano.

Padre Giovanni entre os novos coroinhas, ao final da Missa
Padre Giovanni abençoa as vestes

Missão cumprida: foi o seminarista Anderson que fez a preparação

Seminaristas admitidos às Ordens Sacras

Cerca de 200 pessoas compareceram na manhã deste sábado, 1º de outubro, ao Santuário Diocesano de Adoração, no Centro de Campos, para assistir à Solene Celebração Eucarística de admissão às Ordens Sacras dos seminaristas Wellington Rosa de Souza, Cristiano Januária Ribeiro e Márcio Ferreira Viana, do 2º período do 1º ano de Teologia. A admissão às Ordens Sacras é o primeiro passo para a ordenação diaconal e também importante para se confirmar o caminho para a ordenação sacerdotal.
 Cristiano Januária Ribeiro, Márcio Ferreira Viana, Wellington Rosa de Souza:
seminaristas admitidos às Ordens Sacras



         Presidida pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e concelebrada por padres diocesanos - dentre eles, Padre Giovanni -, a Santa Missa contou com a presença de familiares e convidados dos seminaristas.
Dom Roberto Francisco na procissão de entrada no Santuário  Diocesano de Adoração
     Na homilia, Dom Roberto Francisco chamou atenção para a caminhada dos seminaristas até hoje, rumando ao sacerdócio, ao ser missionário e a resposta ao chamado de Deus.

Seminarista Wellington Rosa de Souza

O seminarista Wellington Rosa de Souza leu uma mensagem representando todos os três já admitidos às Ordens Sacras, destacando a felicidade pelo "sim" a Cristo e futuro a advir rumo ao sacerdócio. De família católica, Wellington nasceu e foi criado no Parque Prazeres, em Campos, e começou a participar de movimentos pastorais na Capela Santa Rita de Cássia, hoje pertencente à Quase-Paróquia São Vicente de Paulo. Wellington primeiro foi coroinha, depois cerimoniário e ao mesmo tempo formador de coroinhas, grupo de jovens, grupo de oração, entre outros.