Encontro dos crismandos durante a preparação |
Como mostra o Catecismo da Igreja (parágrafo 1.287), a plenitude do Espírito Santo, prometida para o Messias, também devia ser comunicada a todo o povo messiânico (Ez 36, 25-27). O Senhor Jesus assim o fez na Páscoa (Jo 20, 22), quando soprou sobre os apóstolos para que recebessem o Espírito Santo, e de forma mais marcante no dia de Pentecostes. Repletos do Espírito Santo, os apóstolos começam a proclamar as maravilhas de Deus (At 2,11), e Pedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é sinal dos tempos messiânicos.
'Desde então', prossegue o Catecismo, 'os apóstolos, para cumprir a vontade de Cristo, comunicaram aos neófitos (novatos na fé), pela imposição das mãos, o dom do Espírito que leva a graça do Batismo à sua consumação (At 8, 15-17). A imposição das mãos é com razão reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação que perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes. '
Saiba mais sobre o sacramento da Crisma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário