Noite de alegria e de luz na vigília de Natal na Matriz de São Vicente, que começou às 21h do dia 24/12/12. Logo no início da celebração, a pequena imagem do Menino Jesus foi solenemente recebida como símbolo do nascimento de Jesus em Belém e nos corações dos homens de hoje e de todos os tempos.
Na homilia (clique aqui para ouvir), o padre Giovanni lembrou que o coração de cada cristão deve ser uma Belém preparada para receber o Salvador.
Padre Giovanni proclamando o Evangelho
- Quem de nós, aqui, é digno de tamanho Salvador? Quem aqui é digno de tamanha graça, de receber Jesus como Salvador - pregou o sacerdote.
Ao final da celebração, os jovens da Matriz fizeram uma encenação do nascimento de Jesus.
No último dia do ano, a Missa na Matriz será às 8h da manhã, e não às 20h.
Em preparação espiritual para o Natal e para a Jornada Mundial da Juventude, acontece hoje, 22/12/12, sábado, na Matriz de São Vicente, a Vigília dos Jovens Adoradores. Começa às 20h30 e se estende até as 23h. Participe!
Comida boa e farta, bate-papo descontraído e confraternização entre irmãos que atuam em frentes distintas do trabalho da Igreja marcaram o encontro de fim de ano da comunidade da Quase-Paróquia São Vicente de Paulo, realizado na noite de sexta, 14/12/12. Organizado pela Pastoral de Eventos, o jantar aconteceu no Colégio Benta Pereira, em Guarus.
Um telão mostrou imagens como amostra dos momentos mais importantes vividos pela comunidade paroquial ao longo do ano. Depois que o pessoal terminou de jantar, começou o amigo oculto paroquial, dando o tom da descontração e da confraternização.
Em breve postaremos algumas fotos da noite de encontro dos paroquianos:
A Quase-Paróquia São Vicente está mobilizada para participar ativamente da festa pelos 90 anos da Diocese de Campos, neste domingo,1º de dezembro de 2012, no Parque de Exposições da Pecuária. A caravana sai da igreja matriz às 14h deste domingo, com representações de todas as comunidades.
Muitos outros fiéis vão em seus próprios carros participar da grande ação de graças pelos 90 anos de ação da Igreja na diocese de Campos, agradecendo pela fidelidade dos pastores e bispos, religiosos e religiosas, dos irmãos leigos e particularmente pela volta à comunhão com os irmãos da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
Em comunhão com o bispo Dom Roberto Francisco, todos os padres da diocese estarão presentes, concelebrando a Missa que será a única celebrada em todo o território diocesano após o meio-dia deste domingo. Participe!
Os primeiros sacos de cimento da obra de conclusão da igreja matriz de São Vicente de Paulo foram abertos nesta segunda-feira, 12/11/12. Após a elaboração dos projetos arquitetônico e estrutural, a obtenção do alvará e a definição das licitações, a sede definitiva da Quase-Paróquia São Vicente começa a se tornar realidade.
Durante a primeira fase da obra, a comunidade paroquial será convidada a manter o seu esforço pela obtenção de doações de materiais para a construção. Em função do orçamento, a obra será feita em etapas.
Trabalhos em seus inícios
Enquanto isso, continua de pé a campanha que já reúne fundos para a fase de acabamento (pisos e janelas) que virá lá na frente. Alguns carnês de contribuição mensal de R$ 50,00 ainda estão disponíveis na Secretaria Paroquial. Os recursos arrecadados com a campanha estão sendo depositados numa conta de poupança à parte para serem utilizados exclusivamente na finalidade prevista.
Cinco casais que já conviviam como marido e mulher, mas ainda não tinham ministrado um para o outro o sacramento do Matrimônio, participaram, no último sábado, 10/11/12, do casamento comunitário na Matriz de São Vicente. Agora, a união entre Max e Magnólia, Joilson e Eloar, Antônio Carlos e Cláudia, Maykel e Camile, Sérgio e Regina Célia é expressão da aliança indissolúvel entre Cristo e Sua Igreja.
Centenas de pessoas, entre amigos e parentes, compareceram com alegria ao casamento comunitário, organizado pela Pastoral Familiar e presidido pelo padre Giovanni Fernandes Ribeiro. Quatro dos cinco casais tinham entre dois e oitos anos de casados no Civil. O casal Antonio Carlos e Claudia já contava 32 anos de vida em comum.
Um dos casais, residente na região da comunidade católica de Frei Galvão, nas “Casinhas” do Parque Prazeres, foi “pescado” nas santas missões da Quase-Paróquia realizadas em outubro. A equipe missionária que foi recebida na casa desse casal falou do matrimônio comunitário e os dois, marido e mulher, “correram atrás” dos documentos necessários para a cerimônia..
- Espero que eles se engajem no trabalho pastoral da Igreja – diz Adão Lima, da Pastoral Familiar.
Padre Giovanni prega sobre os sete dons do Espírito Santo
O último passo de formação antes de receber o sacramento da Crisma: foi assim o Retiro dos Crismandos da Quase-Paróquia São Vicente de Paulo neste domingo, 11/11/12, na Capela São João Batista, na Usina São João. Após nove meses de preparação e já lavados pelo sacrifício de Cristo através do sacramento da Confissão, os crismandos da quase-paróquia tiveram um dia de louvor, reflexões e formação.
Duas palestras compuseram o eixo da programação. Pela manhã, José Ricardo (membro da equipe de preparação e ministro Extraordinário da Distribuição da Eucaristia) falou sobre a inserção na Igreja dos cristãos que confirmam sua fé pela Crisma. À tarde, o padre Giovanni Fernandes explicou o significado de cada um dos sete dons do Espírito Santo, que foram concedidos plenamente a Jesus, o Messias, e por Ele compartilhados com todos os batizados. São eles sabedoria, inteligência ou entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Para quatro dentre os crismandos o domingo foi ainda mais especial: foi na Liturgia do 32º domingo Comum que eles participaram pela primeira vez de forma plena da Eucaristia, recebendo o Senhor Jesus presente substancialmente no pão e no vinho consagrados. Mateus e Rose, da comunidade de São João, fizeram a primeira Eucaristia na noite de sábado, 10/11/12, enquanto Alan e Claudia o fizeram no domingo, 11/11/12.
A celebração da Crisma será no dia 21/11/12, quarta-feira, às 19h, na Matriz de São Vicente. O celebrante será o bispo Dom Roberto Francisco Ferrería.
Muita alegria, descontração e bastante barulho marcaram a Caminhada da
Fé realizada no último domingo, 04/11/12, pelos paroquianos de São
Vicente de Paulo. Foi o encerramento das Santas Missões 2012, que mobilizaram
agentes de pastoral e outros fiéis leigos ao longo dos finais de semana
de outubro e do primeiro sábado de novembro.
Partindo da ponte Barcelos Martins, a Caminhada da Fé
percorreu a orla do Rio Paraíba do Sul até a altura da entrada para a
Igreja Matriz. Cada pastoral ou movimento levou faixas ou cartazes com
mensagens referentes a sua atuação na obra do Reino de Deus, sinalizando
para as pessoas a alegria de servir a Cristo na Igreja Católica. Ao
longo do percurso, houve quem acenasse de sua janela, passasse de carro
buzinando e mesmo colocasse uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em
frente a casa.
A Caminhada terminou na Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa das 19h.
Todas as comunidades da Quase-Paróquia São Vicente estiveram representadas na festa de Santo Antonio de Sant'Ann Galvão, o Frei Galvão, na última quinta, 25/10/12, no núcleo de missão das Casinhas, no Parque Prazeres, Campos dos Goytacazes (RJ). A Missa foi celebrada na casa de D. Penha, que concentra as atividades missionárias no novo bairro.
O Evangelho do dia (Lc 12,49-53) trouxe uma fala forte de Jesus sobre um efeito nem sempre percebido de sua presença: a divisão de pais contra filhos, sogras contra noras, e assim por diante. Na homilia (clique para ouvir), o padre Giovanni Fernandes explicou como a adesão a Cristo pode, de fato, suscitar situações de divisão uma vez que outros membros da família se mantenham hostis ao Evangelho.
Ao final a comunidade paroquial se confraternizou ao som de música ao vivo das meninas do grupo Vinde e Adorai, que serviu também na Liturgia.
Hoje, dia 21 de outubro de 2012, teremos
concentração das missões nas "casinhas", mais exatamente na casa de D. Penha, residência em que são celebradas as missas de Frei Galvão. O
Endereço da casa fica na Rua L, 10. Acessando o bairro pelo Hospital Geral de Guarus, a Rua L é a segunda à esquerda. Para os missionários que não sabem
como chegar a casa, a PASCOM fez um mapa, a partir do Google Maps para tornar
mais fácil a localização. Você pode clicar na figura, ampliar e imprimir.
Aclamação ao Evangelho no aniversário da S.Vicente
Como um sinal da Providência divina, o início das Santas Missões Populares 2012 na Quase-Paróquia São Vicente de Paulo se deu no mesmo dia em que a comunidade rendeu graças a Deus pelos dois anos de criação da comunidade paroquial. Foi neste sábado, 13/10/12. As missões aconteceram no período da tarde, enquanto a Santa Missa em ação de graças pelo aniversário da Quase-Paróquia começou às 19h.
Solenemente enviados durante a Missa das 19h do último domingo, 07/10/12, os missionários da São Vicente atuaram no setor I do campo missionário. O setor I abrange a região próxima à Avenida Tancredo Neves, limite do território paroquial. No segundo dia das Missões, 14/10, a concentração será na Rua Isalvo Lima.
Os missionários se concentram às 14h para um momento de oração e entrega, partindo em seguida para as casas. O trabalho, que tem a coordenação da Pastoral Missionária, continua todos os sábados e domingos do mês de outubro, encerrando-se no primeiro final de semana de novembro. A caminhada da fé, a partir das 17h de 04/11, domingo, marcará o encerramento das Santas Missões Populares na São Vicente, partindo da ponte Barcelos Martins pela Beira-Rio até a Igreja Matriz.
Na Missa pelos dois anos da Quase-Paróquia, a homilia enfatizou a necessidade de crer no Evangelho e pò-lo em prática. Ao final, todos cantaram parabéns para a comunidade.
A comunidade de Frei Galvão, nas "Casinhas" entre o Parque Prazeres e o Hospital Geral de Guarus, prepara o tríduo e festa para celebrar o seu padroeiro. De 22 a 25/10/12, segunda a quinta, haverá celebração da Missa todos os dias, às 19h.
Para quem acessa o bairro pelo Hospital Geral de Guarus, a casa onde a comunidade se reúne fica logo no início da primeira rua à esquerda da avenida principal.
O primeiro domingo de outubro, dia 07, será marcado pela Missa de envio daqueles que atuarão nas Santas Missões 2012, pregando o Evangelho em todas as casas do território paroquial que aceitarem a visita dos missionários. O envio ocorrerá na Missa das 19h, na Matriz de São Vicente. ´
Segundo o calendário ajustado na reunião das pastorais com o padre Giovanni Fernandes, realizada neste sábado, 29/09/12, as Missões acontecerão nos quatro finais de semana seguintes, sempre aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Todas as casas do território paroquial serão instadas a receber a visita dos missionários. Aquelas que aceitarem terão a oportunidade de ouvir o Evangelho de Jesus Cristo e receber a oração da Igreja Católica pela família ali residente.
Os nomes dos missionários que não puderam estar presentes à reunião terão que ser confirmados com a secretaria paroquial já nesta primeira semana, de modo que na Missa de envio todo o material esteja pronto. Diferentemente do trabalho realizado em outubro de 2011, desta vez todos os missionários atuarão ao mesmo tempo e no mesmo setor de trabalho.
- Enquanto Deus me mantiver à frente desta comunidade, todo ano haverá missões no mês de outubro - disse o padre Giovanni Fernandes.
Consagrada há 21 anos, na
Comunidade de Vida Shalom – com sede em Fortaleza e que tem 42 casas de
missão no Brasil e, 22 em outros países do mundo -, Suely de Almeida Façanha, 43 anos, gosta de dizer
que a Shalom é “uma comunidade que a fez e ainda faz se sentir mais seduzida
pelo amor de Deus”. Casada, três filhos, ela é uma mulher que faz do seu
ministério musical – que gerou 9 CD´s gravados e participação em trabalhos fonográficos de
outros artistas católicos-, um complemento ao seu ministério familiar. Minutos antes
do show que marcou o encerramento no Novenário e Festa em Louvor a São Vicente
de Paulo, Suely Façanha, como é mais conhecida, abriu um espaço para uma
agradável entrevista com o jornalista Leniéverson Azeredo Gomes, de nossa Pascom.
Ela contou um pouco da sua infância, de como entrou na comunidade, como ela faz
para conciliar a vida matrimonial com os shows pelo país afora, dentre outras
coisas. Acompanhem.
Pascom – Boa Noite, Suely Façanha, acompanhando a sua
história de vida percebemos que, na sua infância e adolescência, você estudou em escolas
católicas, seus pais são de origem católica?
Suely Façanha -Em primeiro lugar,
boa noite, é uma alegria estar aqui em Campos dos Goytacazes e, a minha história
começa numa família católica, numa família de fé. Desde criança, eu frequentava
a Santa Missa. Mas assim, a minha experiência com Deus aconteceu quando eu fiz
o Seminário de Vida no Espírito Santo, há alguns bons anos atrás. A partir
desse momento, aquilo que eu escutava e acreditava se tornou uma realidade
próxima do meu coração. Então, foi através do Seminário de Vida no Espirito
Santo que minha vida de oração começou e minha vida de engajamento ganhou sentido
no grupo de jovens e, o tempo foi passando e foi exatamente essa primeira
experiência que desembocou numa vida consagrada. Eu sou consagrada há 21 anos,
sou da Comunidade de Vida Shalom, sou missionária e, foi nessa primeira experiência
com o amor de Deus que, eu me senti seduzida por esse amor e desejei entregar a
minha vida ao Senhor.
Pascom – Há alguns anos, no
Programa “Academia do Som” (Transmitido pela TV Canção Nova), a época
apresentado pelo cantor, também cearense, Ricardo Sá, você contou uma
experiência, na qual, antes de entrar para a comunidade, que havia deixado a
faculdade para ser missionária. Explique para nós esse fato.
Suely Façanha – Bom, em primeiro
lugar, cada pessoa tem uma estória diferente da outra, mas, no meu caso, eu
cursava o 3º Ano de Administração de Empresas e eu senti que aquele ano era um
ano decisivo em minha vida. A faculdade não era um peso para mim, muito pelo contrário,
era algo que eu amava profundamente e tenho identidade com essa atividade, né?
Mas, o Senhor me queria de um modo muito forte e eu disse: que, se eu não
entrasse e se precisasse romper com a faculdade e eu faria como fiz e, que se
não entrasse na comunidade, me sentiria como um peixe fora d´água. Então, era uma
certeza muito grande que o Senhor plantava no meu coração para dar esse passo e
deixar tudo para trás. Eram realidades que eu amava: o curso, a faculdade e a família.
E, como eu disse não era um motivo de fuga dessas realidades, mas era uma opção
livre e amorosa pelo Senhor.
Pascom- Como a sua família reagiu
a essa decisão?
Suely Façanha – Inicialmente,
não. Porque foi um susto, né? É algo que a família não conta, com a decisão de
um filho para a vida consagrada, nem sempre a família tá preparada para isso.
Mas assim, logo, meu pai me apoiou, depois de alguns dias assim, que ele
recebeu a notícia do meu discernimento vocacional que já sabia que estava
acontecendo, mas uma coisa é quando chegou o dia da partida. Então, logo, ele começou
a me apoiar, mas a minha mãe passou bastante tempo pra acolher a ideia. Nos
primeiros três anos, eu não contei com o apoio da minha mãe, mas como era algo
que eu queria muito e tinha muita certeza dessa vontade de Deus, na minha vida,
Ele me deu a graça de superar de superar estes desafios e estar presente até
hoje, onde estou.
Pascom - Você já teve a
oportunidade alguns CD´s, tem algum trabalho em que considera mais importante?
Suely Façanha – Eu acho que cada
disco marca uma fase da vida da gente, marca uma estória. Eu gosto de todos,
mas de um modo particular, do CD “Em Tuas Mãos”, onde a gente encontra
[canções] como “Abraço Eterno”, “Sei Que Terei Mais”, “Deus me Guiará”, esse
disco, em particular, eu percebo que é muito querido das pessoas, como, também
o CD “Se Quiseres”, onde você acha a música “Com Tua Mão”. Agora, estou numa
época de produção, a gente está fazendo um disco novo, que vai sair agora até o
final do ano e se chamará “Viver pela Fé”, nós estamos aproveitando esta
passagem pelo Rio para ter um contato com um arranjador, para dar
prosseguimento aos trabalhos.
Pascom – A música católica tem a
experiência de ter muitas mulheres que são casadas e que tem filhos, a questão
é como você consegue conciliar casamento, os três filhos e vida missionária?
Suely Façanha – (Risos)É um ato
de fé, é um “Viver pela Fé”, como o nome do meu novo disco diz, bastante
intenso. Precisa haver muita comunhão com diversas instâncias, como o meu esposo
[Élson Santos], a formadora da comunidade, o meu coordenador de trabalho,
porque não mais para ser 100% em tudo. A gente dá o que tem para dar e, o
melhor que tenho para dar, quando eu estou em casa, eu sou toda dali, quando eu
estiver no trabalho, eu vou dar o máximo dali, quando eu tiver na minha vida
comunitária, eu vou dar me dar inteiramente ali, mas eu não consigo mais
frequentar a vida comunitária como antes, por exemplo, nós estamos numa
Quinta-Feira, tá tudo acontecendo normalmente lá em Fortaleza, eu tô aqui em
Campos [dos Goytacazes - RJ], amanhã é outro dia, não volto, continuo em
missão, sigo no Sábado para o Halleluya, na Quinta da Boa Vista, no Rio de
Janeiro. E a gente vai procurando se dá aonde (sic) está naquele momento e,
entendendo que, digamos, o meu esposo graças a Deus entendeu que, se Deus me
chamou a essa missão que é complementar a ele, porque ele fica com os meninos
que são aos mais velhos (Rafael e Felipe) e a menorzinha (Isabella), eu deixo
com a minha mãe. Então, eu tenho a ajuda de todos os lados, porque senão seria
capaz de dar continuidade a esse projeto. É uma missão que não é só minha é de
muita gente e que a gente vai procurando dar o melhor de si, em cada momento
desse.
Pascom – Qual é a mensagem que
você deixaria para os leitores dessa entrevista?
Suely Façanha - O que eu poderia de dizer para
esta paróquia que está em festa hoje e ,nós estamos ouvindo os fogos (Risos) [e
realmente estava sendo solto os fogos de encerramento da festa], é que
o amor de Deus é uma realidade presente na vida da gente. Por mais que as
coisas estejam difíceis e quando passamos por momentos difíceis, o amor de Deus
é uma constante em nossa vida. É que, eu queria dizer para você, acredite
nisso, porque às vezes para abraçar, às vezes a gente tende a não acreditar
mais ou não perceber esse amor de Deus, em nossa vida. Deus é fiel, Ele está
conosco e essa presença é constante e amorosa e é isso que dá força na
caminhada.
Com 26 anos de sacerdócio, Padre Hélio Marcos da Silva Rosa ou
simplesmente Padre Hélio, da Administração Apostólica São João Maria Vianney, é
uma simpatia e tem um conhecimento teológico surpreendente. Nascido em
Itaperuna, o sacerdote responde há 3 anos como pároco da Paróquia de Nossa
Senhora da Conceição em Ururaí, em Campos dos Goytacazes. Ele, por mais um ano,
presidiu uma das santas missas durante o novenário e festa em louvor a São
Vicente de Paulo. Após a mesma, ele concedeu uma breve entrevista para a nossa
Pascom.
Padre Hélio (à esquerda) com o Padre Giovanni
Pascom – Todo Padre vem de um
seio família. Nós queremos saber de qual cidade sua família de sangue é
originária e se eram católicos.
Padre Hélio Marcos - Eu nasci na cidade de Itaperuna, no noroeste
fluminense, e minha família é católica, meus pais são católicos, meus irmãos
também, graças a Deus, eu entrei para o seminário e me ordenei sacerdote em
1986. Eu tenho 26 anos ‘de padre’ e, nesses 26 anos, 23, trabalho na paróquia de
Nossa Senhora da Conceição, em Ururaí.
Pascom – Mais uma vez o senhor
está presente, celebrando missa na nossa Quase-Paróquia de São Vicente, qual
é a importância da Vida e Santidade
desse santo tão querido em sua vida sacerdotal?
Padre Hélio Marcos – São Vicente
foi um grande restaurador do clero no tempo dele. Ele tinha, dentre outras
coisas, a missão de formar bem os sacerdotes que estavam em situação difícil.
Isso é um grande testemunho de vida para nós. Ele tinha sempre uma palavra de
muita sabedoria e de muita santidade. A vida dele, os escritos dele, sobretudo,
na realidade foi um grande exemplo para nós.
Pascom – Que mensagem o senhor
gostaria de dar para cada pessoa que estiver lendo essa entrevista?
Padre Hélio Marcos - Eu quero deixar a mensagem de Nosso Senhor
Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Que sejam uma
paróquia bem unida, vivendo em torno da caridade e do amor e vivendo esta
caridade com o próximo e com os mais desfavorecidos e Jesus disse, né? “Aquilo
que fizer ao menor dos meus irmãos é a Mim que está fazendo”.
Uma noite alegre e abençoada marcou a festa do padroeiro na Matriz de São Vicente de Paulo, dia 27/09/12, com procissão, Missa solene, encenação dos adolescentes e show com a cantora Suely Façanha.
O padre Giovanni Fernandes fez um agradecimento a todos que se empenharam pela realização da novena e festa, colaborando direta ou indiretamente para o resultado alcançado. E a comunidade paroquial retribuiu com um reconhecimento ao zelo pastoral de seu padre.
Veja algumas fotos do Dia de São Vicente, no registro de Virginia Lemos / PASCOM.
Tudo pronto para a festa do padroeiro na Matriz da Quase-Paróquia de São Vicente de Paulo. A procissão luminosa sai às 19h, sendo seguida de Missa solene às 19h30 e show católico com Suely Façanha logo após.
Foram nove dias de intensa preparação espiritual, com adoração a Jesus na Eucaristia e Missa com vários padres da diocese e de outras cidades.
Para a procissão, os fiéis devem levar velas protegidas por artefatos feitos de garrafas pet. Todas as comunidades da Quase-Paróquia - que participaram ativamente da novena - estarão presentes na festa do padroeiro.
Sem luz elétrica, mas com a luz da Palavra e da Eucaristia
Mesmo sem eletricidade desde o início da tarde, não faltou a energia da fé e da comunhão no nono dia da novena de São Vicente de Paulo, nesta quarta-feira, 26/09/12, na Matriz de São Vicente. Na Liturgia, o Salmo (Salmo 118) repetia: "Vossa palavra é uma luz para os meus passos!"
A Missa foi presidida pelo padre Giovanni Fernandes, com participação de Auxiliadora na animação dos cânticos. O celebrante, os músicos e os leitores usaram lanternas ou velas, mas o povo participou ativamente mesmo no escuro.
- Até gostei do ambiente mais silencioso da Missa - disse uma fiel, que veio da comunidade de São João Batista, como nos outros dias, para participar da novena.
Nesta quinta, 27/09, tem procissão às 19h, Missa solene às 19h30 com padre Giovanni e ministério de música Louvor e Adoração e show católico com Suely Façanha a partir das 20h30.
A cantora católica Suely Façanha vai fechar a programação da novena e festa de São Vicente de Paulo nesta quinta, 27/09, Dia do Padroeiro. O show está previsto para as 21h, após a procissão e a Missa solene, no pátio da Matriz (Rua Dr. Pedro Barroso, 06/14 - Parque Vicente Dias - Guarus - Campos, RJ).
Nesta terça, 25/09, como nos outros dias, a adoração ao Santíssimo começa às 19h, seguida de Missa às 19h30. O celebrante será o padre Alexandre Rodrigues Mothé. Quarta, 26/09, a sequência é a mesma, sendo que o celebração será presidida pelo padre David José Bastos de Souza. Após a Missa haverá apresentação com Débora Almeida.
Confira mais registros da Novena de São Vicente de Paulo, nas imagens de Virginia Lemos, da Pastoral da Comunicação (PASCOM):
Padre Alan Kardec do Nascimento Jr prega em 24/09
Momento sagrado da Comunhão: domingo, 23/09
Igreja cheia em louvor a Deus na Missa dominical, 23/09
Padre Giovanni e os sorrisos de quem foi contemplada
Confraternização na marcação das cartelas
Centenas de paroquianos e amigos participaram, na tarde deste domingo, 23/09/12, do Festival de Prêmios em benefício das obras da nova Matriz de São Vicente de Paulo. O festival, que foi parte da programação da Novena do padroeiro, aconteceu no pátio da Matriz, reunindo gente de todas as comunidades da Quase-Paróquia.
O festival envolveu um total de dez prêmios. Os mais desejados foram duas bicicletas e uma TV LCD, mas também foram sorteados relógios, liquidificador, ventilador, ferro elétrico, cesta de produtos e óculos femininos.
A novena de São Vicente prossegue neste domingo, às 19h, com adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento e Missa com o próprio padre Giovanni Fernandes.
Dia 26/09, quarta, após a Missa das 19h30, haverá show católico com a cantora Débora Almeida. Já em 27/09, quinta (dia do padroeiro), a procissão sai às 19h, sendo seguida de Missa solene, às 19h30. Depois da Missa, quem comanda o louvor é a cantora Suely Façanha.
Confira a programação para os próximos dias clicando aqui.
Pe. Renato, 4º dia: não existe outro dia para conversão; só hoje
Deus prefere os fracos e pecadores para através deles evidenciar o Seu poder e o Seu amor, ensinou a liturgia desta sexta, 21/09/12 (quarto dia da novena de São Vicente de Paulo), pela boca do padre Renato Redeson da S. Ferreira. Ordenado há menos de três meses, padre Renato atua na Quase-Paróquia São José, no Parque Cidade Luz, em Guarus.
Era dia de São Mateus, o cobrador de impostos que foi chamado por Jesus para ser apóstolo ainda quando estava sentado na coletoria. Segundo a consciência religiosa dos judeus, o cobrador de impostos era um pecador público, pois estava a serviço da dominação romana e em geral se corrompia cobrando para si mesmo mais do que o imposto estabelecido.
- Esta não é apenas a história de São Mateus: é a história da minha e da sua vida, pois um dia também nós estivemos distantes e fomos chamados por Cristo mesmo antes de nos convertermos - disse o pregador, declarando que ninguém pode se purificar sozinho e que, portanto, não se pode esperar atingir um grau de santidade para então decidir seguir a Cristo.
A novena de São Vicente continua neste sábado, 22/09/12, começando excepcionalmente mais cedo. A adoração a Jesus Sacramentado será às 18h30, e a Missa, às 19h. O celebrante será o padre Walas Maciel da Silva. No domingo, 23, a partir das 14h, haverá Festival de Prêmios em benefício das obras da Igreja. Show católicos acontecerão em 26/09, com Débora Almeida, e 27/09, com Suely Façanha.
Clique aqui para conferir a programação completa e confira abaixo alguns flashes da novena.
Pe. José Carlos (dir., 3º dia): não ao farisaísmo na vida cristã
Pe. Amarildo, 2º dia: vivenciar o céu na terra
Pe. Hélio foi o celebrante no primeiro dia, 18/09/12
Adoração a Jesus no Santíssimo abre a programação todos os dias