Palestras, oração, deserto e meditação da Paixão de Cristo: tudo isto para ouvir mais de perto o recado de Deus para cada paroquiano. Assim foi o Retiro Quaresmal realizado no quarto domingo da Quaresma, 18 de março, na Matriz de São Vicente.
Ministério de Musica da Paróquia São Gonçalo, em Goitacases - animou o encontro. |
Participantes do Retiro Quaresmal
A primeira reflexão foi sobre o tema 'Jejum e penitência', com acento na conversão interior, na 'ruptura com o pecado' e na 'reorientação radical' da vida à luz do Evangelho, como diz o Catecismo da Igreja Católica (parágrafos 1.430 e 1.431). A reflexão foi conduzida por Gustavo Smiderle, da Pastoral da Comunicação e da equipe de Crisma, e foi concluída com uma frase recorrente em vários livros da Bíblia: 'Não temas', referindo-se à abertura para o projeto de Deus na vida pessoal.
Gustavo Smiderle |
O Padre Giovanni participou da oração do Terço da Misericórdia, às 15h, entregando cada família e cada comunidade da quase-paróquia nas mãos de Deus. Em seguida, o ministro da Eucaristia Junior, também membro da equipe do Grupo de Oração Ágape, partilhou a necessidade de que a oração contagie toda a vida do cristão. 'É preciso orar com consciência do que estamos fazendo', frisou.
Junior do Grupo de Oração Ágape e ministro da Eucaristia |
Em seguida cada fiel se dirigiu a um canto qualquer do espaço físico da Matriz para ter seu momento de deserto e poder ouvir diretamente a voz de Deus. No final, houve meditação das passagens da Paixão de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário