Padre Giovanni com os padres José Carlos (esq) e Hélio (dir.); crianças da Catequese representaram os padroeiros das comunidades |
A Matriz de São Vicente ficou cheia de fiéis de todas as comunidades. Crianças da catequese, caracterizadas com os trajes dos respectivos padroeiros, representaram cada comunidade nas homenagens ao padre Giovanni: São João Batista, Santa Rita de Cássia, São Jorge, Frei Galvão e São Vicente de Paulo.
Um vídeo também foi exibido após a Missa, contendo depoimentos de pessoas ligadas à sua história pessoal, como o padre Davi, ordenado na mesma data, e sua mãe. Na homilia, padre Giovanni falou da beleza e da gratuidade da vocação ao sacerdócio, sempre imerecida, e marcou a distinção entre a realidade do chamado de Deus e a visão que o mundo alimenta a respeito do sacerdote.
- De maneira nenhuma o padre é alguém que vive solitário ou que escolheu este caminho por falta de outras opções. O padre é aquele que abre mão de tudo, de coisas legítimas, para viver exclusivamente para Deus!
O Evangelho do dia (Mc 10, 28-31) não poderia ser mais adequado ao contexto. Diante da afirmação de Pedro de que que os apóstolos deixaram tudo para seguir Jesus, o Mestre responde: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna".
Padre Giovanni acentuou que tem muito a aprender em sua caminhada sacerdotal e pediu intensas orações do rebanho. Depois da Missa, teve 'parabéns' e bolo na cantina da Matriz.
Povo em oração no momento do 'Pai Nosso' |
Bolo para o aniversariante |
(Fotos de Virginia Lemos, da Pastoral da Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário