domingo, 31 de março de 2013

Ressuscitou!

O fogo novo à entrada da Matriz (foto Leniéverson/Pascom)
Como Deus contemplou a sua obra no sétimo dia da criação, seu Filho, Jesus Cristo, saiu do sepulcro para contemplar o mundo recriado e redimido através de sua morte e ressurreição. Com alegria contagiante, a Quase-Paróquia São Vicente de Paulo celebrou na solene Vigília Pascal, a partir das 20h de sábado, a vitória de Cristo que também é de seus discípulos.

A cerimônia começou no pátio do templo, com o rito do fogo novo. Uma vez aceso o círio pascal, que representa Cristo, o fogo e a luz do Senhor foram distribuídos entre os presentes, vela a vela. Já no interior da igreja, uma bateria de leituras do Antigo Testamento fez uma catequese sobre as promessas de salvação firmadas por Deus, preparando o povo para compreender seu pleno cumprimento em Jesus Cristo. Ante a proclamação da Páscoa e o canto do Glória, as imagens dos santos - que estiveram cobertas com panos roxos durante a Quaresma - ficaram novamente visíveis.

Povo louvando na proclamação da Páscoa
(Foto: Leniéverson / Pascom)
Na homilia (clique aqui para ouvir), o padre Giovanni explicou os paralelos entre as leituras do Antigo Testamento e o acontecimento da cruz e do sepulcro vazio.

Neste Domingo de Páscoa, a Missa será celebrada nos horários habituais na Quase-Paróquia São Vicente:  7h30 na Matriz; 9h30 na Capela São Jorge, 17h na Capela Santa Rita e 19h na Matriz.





sábado, 30 de março de 2013

Vigília Pascal: a festa da ressurreição

Vigília Pascal de 2012 (arquivo Pascom)
A festa da ressurreição de Jesus será celebrada na noite deste sábado, 30/03/13, a partir das 20h, quando começa a Vigília Pascal na Matriz de São Vicente de Paulo. Todos devem levar velas para participar da cerimônia, que começa com o "fogo novo" que é aceso do lado de fora da igreja e é repassado de fiel a fiel simbolizando a transmissão da luz de Cristo ressuscitado.

Trata-se da celebração mais densa da Liturgia católica, com um conjunto de leituras do Antigo e do Novo Testamento, mostrando como Jesus realiza e cumpre as profecias sobre o Messias.

Com a proclamação da Páscoa, a igreja se revestirá de alegria e exultação. As imagens dos santos, que permaneceram cobertas durante a Quaresma, ficarão novamente visíveis, indicando que a vitória de Cristo sobre a morte abriu as portas do céu.

Na Sexta-feira Santa, 29/03, os jovens paroquianos encenaram a Via Sacra pelas ruas de Guarus.

Participe!


Via sacra encenada

Pouco após o fim da vigília eucarística que tinha começado na noite da Quinta-feira Santa, os fiéis da Quase-Paróquia São Vicente se mobilizaram para participar da Via Sacra encenada nas ruas pelos jovens. A caminhada partiu da ponte Barcelos Martins pela Beira-Rio, em direção à Matriz. A cada estação, silêncio e meditação dos sofrimentos de Cristo a partir da encenação dos jovens. As últimas estações, referentes à crucifixão e morte de Jesus, foram meditadas no pátio da igreja.

Confira alguns registros da Via Sacra encenada, em fotos feitas por Leniéverson, da Pascom.





Almoce na Santa Rita

Neste Domingo de Páscoa, a Capela Santa Rita está promovendo um almoço beneficente. Por apenas R$ 6,00, você compra sua quentinha e se alimenta na própria cantina ou leva para casa.

Prestigie!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa: Missa às 19h

Lava-pés de 2012 (Foto: Virgínia Lemos, PASCOM)
Começa às 19h desta Quinta-Feira Santa  (28/03/13), na Matriz de São Vicente, a Missa que celebra a instituição da Eucaristia. A Missa, na qual a Igreja também revive o gesto de Jesus que lavou os pés dos apóstolos, abre o Tríduo Pascal.

Neste ano, os apóstolos serão representados pelos jovens da Quase-Paróquia São Vicente, que se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco.

Na Quinta-feira Santa, a Igreja também celebra a instituição do sacerdócio cristão. Pela manhã, na Catedral Diocesana, todos os padres da Diocese de Campos renovaram os votos firmados quando da ordenação.

Nesta Sexta-feira Santa (29/03/13), os jovens da Quase-Paróquia fazem a partir das 7h30 da manhã a encenação da Via Sacra, partindo da ponte Barcelos Martins em direção à Matriz. Às 15h, é hora da Liturgia da Paixão e Morte do Senhor Jesus, com três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. À noite, a Procissão do Senhor Morto sai da Igreja de São Benedito.

A grande festa da Páscoa de Jesus - que esteve morto, pregou aos mortos de então e voltou à vida ao terceiro dia - começa na solene Vigília Pascal, a partir das 20h, na Matriz.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Procissão do Encontro hoje, 27/03, às 19h

Clique para ampliar o cartaz
Seguindo os passos de Cristo rumo à Paixão, Morte e Ressurreição, a Quase-Paróquia São Vicente de Paulo realiza hoje, quarta-feira santa, 27/03/13, às 19h, a Procissão do Encontro.

Os homens saem da Capela São Jorge levando a imagem do Senhor dos Passos. As mulheres saem da comunidade de Nossa Senhora do Carmo com a imagem de Nossa Senhora das Dores.  O encontro se dará no trecho final da Avenida José Carlos Pereira Pinto, seguindo até a Matriz, onde será celebrada a Santa Missa.

Participe!


segunda-feira, 25 de março de 2013

Começou

Começou a semana do silêncio, da escuta e da contemplação. A Procissão e a Bênção de Ramos, seguidas da celebração da Santa Missa, marcaram o início da Semana Santa na Quase-Paróquia São Vicente de Paulo neste domingo, 24/03/13. A procissão saiu da Avenida Francisco Lamego, a Beira-Rio, na esquina com a rua Maria Santana, que desemboca na Matriz.

Nesta segunda, 25, e na terça, 26, haverá Missa às 19h.

Confira toda a programação da Semana Santa na São Vicente.

A seguir alguns registros da Procissão de Ramos, nas fotos de Leniéverson, PASCOM.

Bênção dos Ramos














Procissão de Ramos: rumo à Matriz














Procissão no detalhe

sábado, 23 de março de 2013

Semana Santa 2013

Clique para ampliar a programação
A bênção e a procissão de Ramos, saindo às 8h da manhã da Beira-Rio (em frente à escola Aguiar Barbosa) em direção à Matriz, onde será celebrada a Santa Missa, abrem a Semana Santa na Quase-Paróquia São Vicente de Paulo, neste domingo, 24/03/13. Às 19h, também haverá bênção dos ramos e Missa na Matriz.

Segunda e terça haverá celebração da Missa às 19h. Na quarta, no mesmo horário, a procissão do encontro será seguida da Missa. Os homens saem da Capela São Jorge com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Capela Nossa Senhora do Carmo, perto do Hospital Geral de Guarus. O encontro será em frente à Casa dos Parafusos.

O Tríduo Pascal começa na quinta-feira. Às 9h, Missa do Crisma na Catedral Diocesana. Às 19h, na Matriz, haverá a Missa da Ceia do Senhor, celebrando a instituição da Eucaristia, seguida de vigília eucarística até as 6h da manhã de sexta. Na Sexta-feira da Paixão, tem Via Sacra encenada pelos jovens a partir das 7h30 da manhã e,  às 15h, a Liturgia da Paixão e Morte do Senhor.

Na noite do sábado, às 20h, a grande celebração da Vigília Pascal, proclamando a ressurreição do Senhor.

Participe!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mutirão de confissões

Nesta quinta, 21/03/13, após a Missa das 19h, mutirão de confissões na Matriz de São Vicente de Paulo. O coração amoroso de Cristo nos espera a todos!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Aprenda a defender a fé

Estudo sobre a fé católica
Nesta quinta, 14/03, logo após a Santa Missa das 19h, a Matriz de São Vicente tem mais um momento de estudo sobre temas importantes para a defesa da fé católica. É a última chance de participar dos ricos encontros conduzidos pelas irmãs "Apóstolas da Palavra".

Hoje, quinta, 14/03, na Matriz de São Vicente.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Temos Papa


Pela primeira vez na história, um latino-americano é Papa. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, capital da Argentina, foi eleito nesta quarta, 13/03/13, aos 76 anos. Ele adotou o título de Francisco I.

Saiba mais no site do Vaticano.

sexta-feira, 8 de março de 2013

URGENTE!VATICANO ANUNCIA DATA DO CONCLAVE

      

Agora é oficial, o Conclave começará no dia 12 de março, terça-feira à tarde! Vamos rezar pelos nossos cardeais!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Mundial das Comunicações é tratado na reunião do Conselho Permanente



DMC2013CNBB - Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, fez um breve relato sobre o significado do 47o Dia Mundial das Comunicações, 12 de maio de 2013, que já recebeu do Papa emérito, Bento XVI, uma mensagem especial.
“Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” é o tema deste ano. Dom Dimas, na apresentação da Mensagem, recorda que Bento XVI considera que “o desenvolvimento das redes sociais estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões, e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade”.
Dom Dimas também enviou uma carta a todas as dioceses do Brasil para informar e animar a celebração do Dia Mundial das Comunicações. Nesta carta se comunica que cada diocese vai receber um exemplar da Mensagem do Papa para ser enviado às comunidades de modo que se possa dar ênfase ao dia mundial de forma festiva e celebrativa e, desse modo, aprofundar uma verdadeira cultura de comunicação.

A seguir, a íntegra da carta:

Aos Senhores
Cardeais, Arcebispos e Bispos da Igreja no Brasil
Em suas sedes

Prezados irmãos no episcopado,

A Editora “Paulinas”, atendendo às solicitações da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, publicou, como cortesia, o livreto para o Dia Mundial das Comunicações com uma tiragem de 15.000 exemplares. Esses livretos serão encaminhados às diversas (Arqui) Dioceses, em quantidade proporcional ao número de Paróquias de cada uma. Pedimos que eles sejam direcionados aos senhores Párocos ou Administradores Paroquiais, ou às equipes de comunicação ou liturgia das diversas Paróquias ou Comunidades, para que possam, com a mensagem do Santo Padre, organizar a Liturgia do dia, e outras atividades comemorativas ao Dia Mundial das Comunicações.
O livreto contém, além da mensagem do Papa, uma reflexão de Dom Luiz Mancilla Vilela, sugestões de como celebrar o Dia Mundial das Comunicações e uma relação de todos os temas já abordados nessa mesma circunstância ao longo da história. E é desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação.

Muito obrigado por sua atenção. Desejo a todos muita alegria e paz no Senhor.

Fraternalmente,


Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo de Campo Grande
Presidente da  Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação



Pe. Clovis Andrade de Melo
Assessor de Comunicação Social


Ir. Élide Maria Fogolari
Assessora de Comunicação Social

terça-feira, 5 de março de 2013

Perdão: 'um óleo lubrificante'


O irmão Leniéverson Azeredo Gomes, da Comunidade de Santa Rita de Cássia e da Pascom, escreve em seu blog um comentário sobre a centralidade do perdão na experiência de vida cristã.

Confira.
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Com a fé na bagagem

Julia na igreja Rainha Santa, em Coimbra

Jovem ativa no trabalho pastoral da São Vicente, Júlia Pessanha Barros não esqueceu a fé ao viajar para um período de intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Aluna da Uenf, Julia está no exterior desde setembro de 2012. Apesar da pesada rotina de estudos, participa intensamente da vida da Igreja por lá. Enquanto os horários foram compatíveis, Julia se inseriu na catequese infantil da Paróquia de São José.

- Senti algumas diferenças nas coisas aqui. O material para catequese, por exemplo, eu acho um pouco adulto demais e redundante para a idade deles – conta Julia, que trabalhou com cerca de 24 crianças na faixa dos seis anos.

Segundo a jovem, o livro da catequese de primeiro ano enfatiza a amizade com Jesus, mas parece não preencher a sede das crianças por mais conhecimentos.

- Elas estavam ligadas às coisas e notícias da Igreja, perguntavam muito e às vezes me pediam para não responder, pois achavam que as crianças não tinham idade para saber de tal assunto, como o relato da Criação do homem e da mulher, Adão e Eva

Sua percepção dos portugueses em geral é de pessoas mais “fechadas” do que no Brasil, inclusive na Igreja, onde não há uma recepção especialmente calorosa. Mas Julia diz que foi muito bem tratada quando manifestou interesse em ajudar na catequese.  Embora a Liturgia seja a mesma em todo o mundo, algumas diferenças exteriores podem ser notadas. Por exemplo, as respostas à Oração Eucarística são um costume do Brasil.

Julia com os pequenos da catequese em Coimbra
- Cá não tem procissão de entrada, o sininho na hora da oração eucarística, e o credo é aquele completo – diz Júlia, já com indisfarçável sotaque português.

Num cenário ainda mais comum em outros países da Europa, há poucos sinais de fé cristã no cotidiano das pessoas de Coimbra, na percepção de Julia.  Segundo a estudante, há um grupo de jovens católicos na universidade onde estuda, mas a maioria dos jovens que ela conhece sequer acredita em Deus.

Uma das coisas que mais tem marcado sua espiritualidade neste período longe de casa é a forma como a Missa é conduzida, especialmente o canto litúrgico.

- É algo mais tranquilo, suave...de instrumentos musicais é só piano, violino e violão...isso quando não são apenas as vozes mesmo. No início eu estranhei muito, mas hoje isso me faz concentrar-me mais no real sentido da Missa – conta.