quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Assembleia paroquial aponta rumos para 2015

Padre Giovanni: "É preciso fermentar a massa"
Missão, caridade, iniciação cristã, animação bíblica e infraestrutura devem ser os pontos de referência da caminhada da Paróquia São Vicente de Paulo em 2015. Pelo menos estes foram os tópicos que dominaram as discussões na assembleia paroquial realizada no último sábado, 20/12/14, na igreja matriz.

Na dimensão missionária, esforços especiais serão feitos na região das casinhas do Parque Prazeres e na antiga Usina São João. Nas casinhas, o trabalho missionário será reforçado pelo grupo de Oração Ágape, que vai se somar aos agentes que já vêm trabalhando no local há alguns anos. O foco é constituir efetivamente uma comunidade católica no local. Outro grupo de paroquianos será destinado a apoiar os fiéis da comunidade de São João Batista, na antiga usina, nos esforços pelo fortalecimento da presença da Igreja no lugar.

No que toca ao trabalho caritativo, que sempre tem que ser forte em uma paróquia dedicada a São Vicente, a orientação é redobrar os esforços e orientar-se pela busca de emancipação das famílias assistidas. Em outras palavras, o desafio é fugir à acomodação que ameaça tanto os agentes da Igreja quanto eventuais beneficiários da ajuda paroquial, que devem conquistar a dignidade de sobreviver a partir do próprio trabalho.

A iniciação cristã - que envolve a preparação para o Batismo, a Eucaristia e a Crisma - será robustecida através da adesão às diretrizes recém-definidas pelo Sínodo Diocesano, cujo documento final está em vias de ser publicado. Uma das ênfases do documento deve ser a adoção do Rica (Rito da Iniciação Cristã de Adultos), que prevê uma inserção gradual do catecúmeno no universo da liturgia da Igreja ao longo da preparação para receber estes sacramentos.

- Nossa paróquia não é uma ilha: vamos implantar o que foi definido para a diocese como um todo - disse o padre Giovanni Fernandes.

Assembleia em momento de plenária
A animação bíblica deve ter dois eixos orientadores: os círculos bíblicos a serem realizados em dia definido da semana, em todo o território paroquial (sob a liderança de católicos moradores de cada região), e a formação oferecida a todos os fiéis através de fascículos disponibilizados semanalmente.

Por fim, o tema da infraestrutura envolve o fortalecimento do dízimo e, enquanto este não atinge certo patamar, a continuidade das campanhas específicas para viabilização das obras e de outras melhorias, como a aquisição de mais cadeiras.

Durante sua explanação, o padre Giovanni enfatizou a importância do engajamento dos paroquianos no trabalho evangelístico e pastoral, que deve funcionar como uma espécie de "fermento na massa". Muitas propostas específicas surgiram dos grupos de discussão dedicados aos cinco temas principais, e elas serão analisadas sob o ponto de vista da viabilidade e da prioridade.

Fotos: Leniéverson - Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário