quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

São Sebastião: uma festa com a cara de Cacimbas

Padre Giovanni distribuindo a Comunhão Eucarística
A comunidade de São Sebastião, em Cacimbas, São Francisco do Itabapoana (RJ), fez uma festa toda especial para celebrar o seu padroeiro, nesta terça, 20/01/15. A festividade teve presença maciça da comunidade e de visitantes de Campo Novo, Aroeira, Gargaú e Santa Clara, sem falar nos paroquianos da São Vicente de Paulo e de outras paróquias de Campos.

A procissão, realizada no final da tarde, percorreu o trecho da rodovia Campos-Gargaú que corta a localidade, passando em frente às casas dos moradores. Ao chegarem à capela, os fiéis foram recebidos pelo padre Giovanni Fernandes, que fez questão de cumprimentar cada um na entrada. Além da presença maciça e calorosa do povo, a Missa teve a participação de autoridades como o prefeito Pedro Cherene e o vereador Marcelo Garcia.

S. Sebastião: mártir cristão
Foi bem mais do que o cumprimento de uma programação religiosa: a festa do padroeiro constituiu momento raro de encontros e reencontros. O músico Cleiton, recém-chegado à Paróquia São Vicente, serviu na animação litúrgica com voz e violão. Fiéis da São Vicente pegaram carona uns com os outros e com o padre Giovanni para ir a Cacimbas, que fica a cerca de 28 quilômetros da igreja matriz.  Às 18h, apenas meia hora antes do início da programação, o cantor Sérgio Alvarenga, que tinha servido na abertura do tríduo, ligou para um dos fiéis da São Vicente pedindo carona para participar da festa. Teoricamente ele seria um "visitante", pois costuma servir na Catedral e em outras paróquias, mas se sentiu bem acolhido e gostaria muito de participar da festa. Todos já estavam a caminho de Cacimbas, mas ainda foi possível encontrar uma pessoa que sairia em cinco minutos. Resultado: Serjão não apenas participou da Missa, mas também acabou ministrando um louvor no palco após a Liturgia. Tudo dentro do espírito de união e de acolhida que marca a espiritualidade do lugar.

A comunidade trabalhou com empenho todos os dias, especialmente na cantina, na ambientação da área externa, no festival de prêmios e na ornamentação do andor e da igreja.

A capela de São Sebastião é a mais distante dentre as comunidades atendidas pela Paróquia de São Vicente de Paulo, cuja matriz fica no Parque Vicente Dias, em Campos. Cacimbas fica na beira do Rio Paraíba do Sul, a 26 quilômetros do Parque Prazeres, em Campos, e a 13 quilômetros da praia de Gargaú.

Fotos: Roni Lisboa / PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário