segunda-feira, 30 de março de 2015

Missa dos Enfermos nesta segunda-feira Santa

Fiéis na Missa de Ramos, pela manhã
A Missa de Ramos, às 8h deste domingo, 29/03/15, na igreja Matriz, abriu a Semana Santa na Paróquia São Vicente de Paulo. O povo se aglomerou na entrada da igreja para a primeira parte da Missa, em que foi proclamado o Evangelho da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Depois, já no interior do templo e com lotação completa, a Liturgia da Palavra atualizou o drama da Paixão e Morte do Senhor.

Paroquianas da S. Vicente na caminhada pela paz
À tarde, o padre Giovanni Fernandes e fiéis da São Vicente participaram da Caminhada de Oração pela Paz, que começou no Ciep do Calabouço, já como parte dos ritos iniciais da Missa, e foi concluída na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Custodópolis. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, e concelebrada pelos padres que atuam nas paróquias de Guarus.

Nesta segunda, 30/03/15, às 19h30, na Matriz de São Vicente, será celebrada a Missa dos Enfermos, na qual o padre Giovanni vai administrar o sacramento da Unção não apenas aos que estiverem doentes, mas também aos idosos. Na terça, a Missa também será às 19h30, enquanto na quarta acontecerá a Procissão do Encontro, a partir das 19h.

Clique aqui para conferir a programação completa da Semana Santa na São Vicente.

Atualização em 02/04/15: Confira mais fotos da Semana Santa:

Coral Frederico Ozanan na Missa de Terça, 31/03/15

Missa dos Santos Óleos, Quinta, 02/04/15, na Catedral

Paróquia começa a celebrar na Capela Santa Edwiges

Momento da consagração
Pela primeira vez, a comunidade paroquial de São Vicente de Paulo se reuniu nesta sexta, 27/03/15, na Capela Santa Edwiges, situada na Travessa Santo Elias, próximo à descida da ponte Leonel Brizola. A celebração antecedeu a última edição da Via-Sacra pelas ruas do tempo da Quaresma.

Graças a uma gentileza do padre José Gualandi, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, a Capela passa a ser compartilhada com a São Vicente, que vai promover celebrações dominicais todos os finais de semana, a começar pelo dia 11/04/15, às 18h.

O horário definitivo das Missas dominicais será definido em futura reunião do padre Giovanni com a comunidade. Pode ser às 18h de sábado, como está provisoriamente definido, ou no final da manhã de domingo, após a Missa das 9h30 celebrada na comunidade de São Jorge.

A comunidade participou em bom número
A capela se situa perto da comunidade de Madureira, onde a Pastoral da Criança tem desenvolvido trabalhos. Além disso, já estão abertas as inscrições de crianças para a Catequese Infantil. Quem se sentir chamado a atuar como catequista também pode se apresentar.

O padre Giovanni demonstrou grande alegria por estar presidindo sua primeira Missa no local, frisando, porém, que "o Santo Sacrifício Eucarístico foi celebrado muitas vezes aqui". Ele agradeceu ao padre José Gualandi e recomendou todo o zelo para que a bonita capela permaneça limpa e bem cuidada.

Ouça a homilia.


Fotos: Roni Lisboa / Pascom

sexta-feira, 27 de março de 2015

Noite de Missa e Via-Sacra

Hoje, 27/03/15, última sexta-feira antes da Semana Santa, a Via-Sacra nas ruas será meditada na região da Capela Santa Edwiges. A capela fica na Travessa Santo Elias, primeira rua à direita de quem desce a Ponte Leonel Brizola em Guarus. A Santa Missa ocorrerá a partir das 19h, e em seguida começa a meditação das estações da Paixão e Morte do Senhor. Participe!

A Capela Santa Edwiges tem sido utilizada pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney e a partir de agora será compartilhada com a Paróquia São Vicente de Paulo. Brevemente, o local vai abrigar missas dominicais todos os sábados, às 18h.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Semana Santa na São Vicente

Clique para ampliar a programação
Para preparar o espírito e iniciar com profundidade a Semana Santa, a Paróquia São Vicente de Paulo realiza nesta quinta, 26/03/15, após a Missa das 19h30, um Mutirão de Confissões. Padres de diversas paróquias de Guarus estarão juntos para atender o povo de Deus na reta final da preparação para a Páscoa do Senhor.

No Domingo de Ramos, 29/03/15, a Missa com a bênção dos ramos começa às 8h, no pátio da Matriz. Às 15h30, ocorre a 2ª Caminhada de Oração pela Paz, partindo do Ciep do Calabouço (Av. José Carlos Pereira Pinto) até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Custodópolis. A caminhada corresponderá à Procissão de Ramos, que é parte integrante da Missa.

Caminhada pela Paz em 2014 (Arquivo Pascom)
Na segunda-feira, 30/03/15, às 19h30, na Matriz de São Vicente, será celebrada a Missa dos Enfermos, com administração do Sacramento da Unção dos Enfermos, inclusive para os idosos. Terça, 31/03/15, a Missa também começa às 19h30, na Matriz. Quarta, 01/04/15, é dia de Procissão do Encontro às 19h: homens saem da Capela São Jorge com o emblema do Senhor dos Passos, enquanto as mulheres saem do Hospital Geral de Guarus revivendo o caminho de Nossa Senhora das Dores. Após o encontro, a procissão segue até a Matriz, onde a Missa está prevista para as 20h.

Via Sacra em 2014: evangelização nas ruas (Arquivo Pascom)
Iniciando o Tríduo Pascal, a Quinta-feira Santa terá a Missa do Crisma, na Catedral Diocesana, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor, às 19h30, na Matriz. Segue-se a Vigília Eucarística por toda a madrugada, até as 6h da manhã. Na Sexta-feira da Paixão, a Via-Sacra encenada pelos jovens sai às 7h30 da ponte Barcelos Martins em direção à Matriz. Às 15h, celebração litúrgica da Paixão e Morte do Senhor.

A grande festa da Vigília Pascal, celebrando a ressurreição do Senhor Jesus, começa às 20h de sábado, 04/04/15, na Matriz. No domingo de Páscoa, 05/04/15, as Missas serão celebradas nos horários habituais: 7h30 na Matriz, 9h30 na capela São Jorge (Parque São Jorge), 18h na Capela Santa Rita (Parque Prazeres) e 19h30 na Matriz.


Arte do cartaz: João Batista / Pascom


segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia de pausa e retiro

Momento de louvor no Retiro Quaresmal da S. Vicente
Último domingo antes da Semana Santa, este dia 22 de março de 2015 foi dedicado ao Retiro Quaresmal na Paróquia São Vicente de Paulo. Ao longo do dia, fiéis da Matriz e das comunidades deram uma pausa na caminhada para a Páscoa e refletiram sobre o que significa este período, os exercícios espirituais propostos pela Igreja e os constantes apelos à conversão.

Bárbara, do Grupo Ágape, conduzindo as atividades
O primeiro palestrante foi Leandro Ferreira,
que abordou o tema "O que é a Quaresma". Ainda pela manhã, Artur Gusmão fez uma reflexão sobre "Jejum, penitência e oração". Na parte da tarde, Jacy Junior - do Grupo de Oração Ágape e ministro da Eucaristia da São Vicente - partilhou sobre a exortação "Convertei-vos e crede no Evangelho", feita por Jesus e ecoada pela Igreja neste tempo litúrgico. Em seguida todos participaram da Via Sacra realizada dentro da igreja.

Pouco antes do final, o padre Giovanni esteve presente para saudar os participantes e responder a algumas dúvidas dos fiéis. A programação seguiu com um lanche e depois a partilha entre grupos. O retiro foi encerrado com a Santa Missa às 19h30min

A organização ficou por conta do Grupo de Oração Ágape, com a condução de Bárbara e a participação do ministério de música Filhos do Céu.

Confira outras fotos do evento:

Leandro Ferreira na pregação


Contemplação de Jesus na Via Sacra

sexta-feira, 20 de março de 2015

Implantação da Pastoral da Pessoa Idosa

D. Roberto ao lado do Pe.Giovanni e de Thereza Apparecida
De forma pioneira na Diocese de Campos, a Paróquia São Vicente de Paulo está implantando a Pastoral da Pessoa Idosa, criada no âmbito da CNBB em 2004. A capacitação dos primeiros agentes de pastoral da Paróquia ocorreu no último fim de semana (14 e 15/03/15), com a presença do bispo diocesano Dom Roberto Francisco. Quem ministrou a capacitação foi a coordenadora da Pastoral no Estado de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel.

A capacitação ocorreu na casa de um casal de paroquianos: Anilton e Jailza, que coordenam o trabalho com os adolescentes (Encontro de Adolescentes com Cristo / EAC). O evento atraiu não apenas a equipe da São Vicente, mas também agentes de várias outras comunidades de Campos, tais como a Paróquia Santo Antônio (Jardim Carioca) e o Seminário Diocesano, bem como de outras paróquias da diocese, a exemplo da São João Batista (São João da Barra) e Senhor Bom Jesus (Bom Jesus do Itabapoana).

Thereza Apparecida, de SP, ministrou a formação
Dom Roberto Francisco fez questão de comparecer ao evento na tarde de sábado, 14/03/15. Ele disse que esta é a pastoral mais querida pelo Papa Francisco e será também a mais estimada pelo bispo diocesano. A Pastoral da Pessoa Idosa tem uma série de objetivos expressos em seu Estatuto, tais como promover "o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos"; "o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas"; e "o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando uma longevidade digna".

Dioceses e paróquias pelo Brasil já tinham atuação voltada para os idosos, mas a pastoral nacionalmente organizada surgiu de um encontro aparentemente fortuito, em 1993, entre a então coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns (falecida em 12/01/10, vítima de terremoto no Haiti), e o presidente, à época, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - seção Paraná, Dr. João Batista Lima Filho. Eles estavam no aeroporto de Curitiba e conversaram longamente devido a atrasos motivados pelo mau tempo. Daquele encontro, aparentemente desastrado, nasceu a ideia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas. A ideia evoluiu passo a passo até que a Pastoral fosse oficialmente criada, em 2004.  Agora, em 2015, a Pastoral da Pessoa Idosa chega à Diocese de Campos e à Paróquia de São Vicente.


(Fotos gentilmente cedidas por Rosangela Figueiredo, da Paróquia Senhor Bom Jesus, participante da capacitação)

Via Sacra na Comunidade Nossa Senhora do Carmo

A Via Sacra nas ruas é também ato de evangelização
Hoje, 20/03/15, é dia de Via Sacra nas ruas na Paróquia São Vicente de Paulo. Desta vez, os fiéis vão se encontrar na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo. A Santa Missa, ponto de partida para a Via Sacra, ocorrerá às 19h30 na casa de um paroquiano situada na Rua Sargento Américo Araújo do Amaral, 40. Para quem segue pela Av. José Carlos Pereira Pinto no sentido da Beira-Rio para o Hospital Geral de Guarus, é a terceira rua antes do HGG).

Habitualmente a comunidade católica do bairro se reunia na casa de D. Sebastiana, recentemente falecida. Com isso, as celebrações eucarísticas ocorrerão a cada semana na casa de um paroquiano. Nesta semana, em função da Via Sacra, a Missa será na sexta. Mas daqui para a frente as Missas serão às quartas-feiras.