sexta-feira, 20 de março de 2015

Implantação da Pastoral da Pessoa Idosa

D. Roberto ao lado do Pe.Giovanni e de Thereza Apparecida
De forma pioneira na Diocese de Campos, a Paróquia São Vicente de Paulo está implantando a Pastoral da Pessoa Idosa, criada no âmbito da CNBB em 2004. A capacitação dos primeiros agentes de pastoral da Paróquia ocorreu no último fim de semana (14 e 15/03/15), com a presença do bispo diocesano Dom Roberto Francisco. Quem ministrou a capacitação foi a coordenadora da Pastoral no Estado de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel.

A capacitação ocorreu na casa de um casal de paroquianos: Anilton e Jailza, que coordenam o trabalho com os adolescentes (Encontro de Adolescentes com Cristo / EAC). O evento atraiu não apenas a equipe da São Vicente, mas também agentes de várias outras comunidades de Campos, tais como a Paróquia Santo Antônio (Jardim Carioca) e o Seminário Diocesano, bem como de outras paróquias da diocese, a exemplo da São João Batista (São João da Barra) e Senhor Bom Jesus (Bom Jesus do Itabapoana).

Thereza Apparecida, de SP, ministrou a formação
Dom Roberto Francisco fez questão de comparecer ao evento na tarde de sábado, 14/03/15. Ele disse que esta é a pastoral mais querida pelo Papa Francisco e será também a mais estimada pelo bispo diocesano. A Pastoral da Pessoa Idosa tem uma série de objetivos expressos em seu Estatuto, tais como promover "o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos"; "o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas"; e "o convívio das pessoas idosas com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando uma longevidade digna".

Dioceses e paróquias pelo Brasil já tinham atuação voltada para os idosos, mas a pastoral nacionalmente organizada surgiu de um encontro aparentemente fortuito, em 1993, entre a então coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns (falecida em 12/01/10, vítima de terremoto no Haiti), e o presidente, à época, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - seção Paraná, Dr. João Batista Lima Filho. Eles estavam no aeroporto de Curitiba e conversaram longamente devido a atrasos motivados pelo mau tempo. Daquele encontro, aparentemente desastrado, nasceu a ideia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas. A ideia evoluiu passo a passo até que a Pastoral fosse oficialmente criada, em 2004.  Agora, em 2015, a Pastoral da Pessoa Idosa chega à Diocese de Campos e à Paróquia de São Vicente.


(Fotos gentilmente cedidas por Rosangela Figueiredo, da Paróquia Senhor Bom Jesus, participante da capacitação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário