segunda-feira, 6 de abril de 2015

Vigília Pascal: uma noite memorável

Panorâmica da nave da Matriz de S. Vicente na Vigília Pascal
Festa central do calendário da Igreja e do coração do cristão, a Vigília Pascal deste ano, na noite do Sábado Santo (04/04/15), foi um encontro memorável na Matriz de São Vicente de Paulo. A "mãe" de todas as celebrações litúrgicas envolveu os fiéis do princípio ao fim — desde o acender do "fogo novo", símbolo da luz de Cristo ressuscitado, fora do templo, até os ritos finais após a Comunhão Eucarística, passando por uma maratona de sete leituras do Antigo Testamento, sete salmos de resposta, uma epístola de São Paulo e o relato evangélico da ressurreição.

Na homilia (ouça aqui), o padre Giovanni Fernandes expôs com precisão e entusiasmo o ensinamento da Igreja sobre a forma de compreender o Antigo Testamento à luz do Novo, mostrando ao povo como Jesus Cristo é o centro das Escrituras, das esperanças, dos projetos, da vida da humanidade.

A sucessão de salmos cantados, com melodias não habituais, exigiu dos ministérios de música um esforço extra de aprendizado, ensaio e cooperação — sob a condução geral do grupo Louvor e Adoração. Como previsto, um dos momentos bonitos da Liturgia foi a renovação das promessas do Batismo (feita após a homilia, que recapitulou a essência da fé da Igreja) e a aspersão de água benta sobre os fiéis.

No momento da Comunhão, sempre marcado por profunda e feliz comoção, o povo cantou a uma só voz: "Já não chores, Jerusalém! A alegria voltou. Teu Senhor está vivo.  Ele ressuscitou!".

Confira registros desta noite especial:

















Até aqui, fotos Roni Lisboa / Pascom S. Vicente

Foto: Leniéverson / Pascom





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário