domingo, 29 de abril de 2012

Almoço na Capela Santa Rita de Cássia


Equipe da Pastoral de Eventos preparando o almoço.

A Pastoral de Eventos da Capela Santa Rita de Cássia realizou, neste domingo, 29/04,  a segunda edição do almoço em prol da construção do novo templo. O sucesso do almoço que aconteceu em março se repetiu, desta vez com a venda de 250 ingressos.
Mais uma vez foi utilizado o espaço do Centro de Vivência e Aprendizagem, desta vez servindo refeição à base de carne assada. Cada quentinha era buscada com alegria e satisfação. Uma dessas pessoas sugeriu que o almoço ocorresse todo final semana, o que gerou risos da equipe da Pastoral de Eventos. Poucas horas depois do almoço, durante a Santa Missa, o Padre Giovanni elogiou a iniciativa da comunidade:
- Obviamente, não dá para fazer toda a semana, mas é bom saber que o almoço agradou, e a equipe da Pastoral de Eventos está de parabéns. 
Nova capela - No dia de Santa Rita de Cassia, 22/05, será apresentado o projeto da nova capela. Por sugestão do arquiteto, o projeto vai prever uma torre em vez de duas. 
- Eu desejava que tivesse duas torres, mas segundo o arquiteto iria ficar apertado e desproporcional, então terá apenas uma torre, vai ficar bonito do mesmo jeito.Vai ser colocado um sino lá em cima da torre e um relógio também - ressaltou padre Giovanni, no aviso ao final da Missa.
O próximo almoço em benefício das obras da Santa Rita acontecerá dia 5 de agosto.

Grupo de Oração para Crianças

Cerca de 60 crianças de várias comunidades da Quase-Paróquia São Vicente de Paulo participaram neste sábado, 28/04, do Grupo de Oração para Crianças (GOC). O trenzinho que leva a criançada à Missa desta vez teve como ponto final a Capela Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres. 


A programação contou com minipregações proferidas por catequistas e coreografia com o ministério de dança 'Filhos do Pai', da Capela Santa Rita. Além do alimento espiritual, teve lanche para todo mundo ficar satisfeito.  


O encontro reuniu meninos e meninas da catequese infantil da Matriz de São Vicente e das capelas São João Batista e Santa Rita. A catequese infantil também está se estruturando na comunidade de Frei Galvão, localizada nas 'Casinhas' próximas ao Parque Prazeres.

Vale registrar que o GOC já se realizava no âmbito da Capela Santa Rita e que agora ganhou dimensão paroquial.


Veja alguns flashes do evento, captados pelo jornalista Leniéverson Gomes Azeredo, da Pastoral da Comunicação.



Coreografia para louvar a Deus



Catequistas em oração com as crianças



Hora da confraternização


A estrutura anexa à capela abrigou a alegria de todos



Clique para saber mais sobre a catequese infantil na Quase-Paróquia São Vicente.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais



Canção Nova 

No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.
Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que “ilumine e ajude” as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente.
As eleições municipais têm uma característica  própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.
“Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, destaca a nota.
Desde modo, a Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos.
“Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitores, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, reforça a CNBB.
Dom Damasceno espera que os políticos cumpram seu cargo recebido através de um gesto de confiança de seus eleitores, com responsabilidade e a serviço da comunidade.
“A política é uma das forças mais sublimes do exercício da caridade, do amor. O político verdadeiro é aquele que se coloca 24 horas por dia a serviço do bem do país, não aquele que faz da política um meio de se enriquecer, de apenas atender o interesse de seus grupos, exercendo uma política fisiológica e corporativista, mas aquele que pensa no bem da sociedade, especialmente dos mais pobres e necessitados”, reforça Dom Damasceno.
O episcopado brasileiro recordou ainda o importante instrumento contra a corrupção que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa, um passo importante para “colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país”.
“Há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas todos aqueles que vão ocupar um cargo. O bom prefeito, bom vereador deve escolher também colaboradores competentes, honestos, capazes de ajudá-lo no exercício de sua função”, esclarece ainda Dom Damasceno.

terça-feira, 24 de abril de 2012

São Jorge: mártir com os pés no chão

Pe. Giovanni (oculto) mostra o projeto da nova capela
A comunidade de São Jorge celebrou seu padroeiro nesta segunda, 23/04/12, com procissão, Missa e louvor. A festa foi também ocasião para o lançamento do projeto arquitetônico da nova capela, que será erguida no rincão onde hoje o povo de Deus se reúne para celebrar a Liturgia.

Durante a homilia, o padre Giovanni Fernandes acentuou os traços da autêntica devoção a São Jorge ou a qualquer outro santo ou santa da Igreja. O devoto procura imitar as virtudes do santo bem como o amor e a entrega a Cristo. No caso de São Jorge, padre Giovanni convidou os fiéis a não dar atenção às histórias 'fantasiosas' que se contam sobre o santo, tais como o combate ao dragão.

- O dragão que São Jorge combateu foi o demônio e o pecado, e suas armas foram sua fé e seu amor a Cristo!

A procissão percorreu ruas do Parque São Jorge recitando o terço e meditando os mistérios gloriosos. Na chegada para a celebração da Liturgia, a capela ficou lotada.

Durante o tríduo, no domingo (22/04), houve um festival de prêmios para ajudar a levantar fundos para a construção da capela definitiva.

Confira alguns flashes, no registro de Virgínia Lemos, da Pastoral da Comunicação:


O povo acompanhou a procissão até a capela
Chegada da procissão e preparativos para a Missa

O festival de prêmios ajuda a viabilizar a obra da capela

Prêmios doados para a realização do festival

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Semana de Cura e Libertação

Desde segunda, 16/04, até esta quinta, 19, a Quase-Paróquia São Vicente de Paulo está realizando a I Semana de Cura e Libertação. Todos os dias, às 19h, na Matriz de São Vicente, a comunidade paroquial está se reunindo para participar da Santa Missa.

As atividades da I Semana de Cura e Libertação são inspiradas no episódio da mulher que sofria cronicamente de uma hemorragia e, sem conseguir a cura apesar de passar por vários médicos, aposta tudo num encontro com Jesus. Como relata o Evangelho de São Marcos (Mc, 5,28), a mulher pensou consigo mesma: 'Se eu tocar, ainda que seja na orla do seu manto, sararei'.

A Igreja de Cristo é a sua presença viva e eficaz no mundo. Participe!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Deus deu seu filho único para ser a luz do mundo e nos ensinar a iluminar a humanidade.


Pastoral da Comunicação

Nos dias de hoje, o gesto de depositar a alguém confiança para desempenhar uma missão nobre e importante, está cada vez ficando menos fácil. É preciso saber se a pessoa tem perfil para tal incumbência, se ela gosta desse específico encargo, se é uma pessoa responsável que saiba “dar conta do recado”, se ela é uma pessoa que tenha credibilidade junto as pessoas, se tem experiência, se ela é qualificada para o determinado ofício, dentre outras coisas.
Nesta quarta-feira, na segunda semana de Páscoa, a liturgia nos mostra que Deus, assim como nos dias de hoje, confiou a alguém a uma missão muito importante: se doar ao mundo, para que todo aquele que um dia vir a crer n´Ele não pereça, mas tenha a certeza de que obterá a vida eterna.
Sim, amados internautas desse blog, Deus conferiu ao seu Filho Unigênito, Jesus, a missão de salvar o mundo de todo mal e levar a luz para iluminar o caminho das pessoas. Quando lemos em João 3,16-21,  o que Deus  confiou a Cristo, percebemos Ele, seu filho já nasceu qualificado para a missão.
Jesus, enquanto alguém acreditado pelo Pai, sempre demonstrava ter um sacerdócio por excelência. Porque ensina-nos o “caminho das pedras” que nos ajuda a rumar a salvação, a nos educar que Ele era e sempre será a nossa luz, sempre será a nossa paz, sempre será o nosso “Caminho, a Verdade e a Vida”.
Ele era o Messias, ou seja, o ungido por natureza. Jesus, ainda menino, foi levado por seus por São José e Maria Santíssima, para ser apresentado ao Templo a fim de cumprir uma tradição originária da Lei  de Moises, onde “todo primogênito do sexo masculino tinha de ser consagrado ao Senhor”. Na narrativa localizada em Lucas 2,25.34-35, se encontra um homem “muito justo e piedoso” chamado Simeão. Creditado na passagem como profeta, Simeão após abençoar José e Maria, disse algo revelador a mãe de Jesus:
“Eis que esse menino está destinado a ser uma causa de queda e soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal [claro] que provocará contradições, a fim de serem revelados muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma”.
De fato, o profeta Simeão expôs a dimensão do Kenosis, ou seja, desse Deus que se “igualou a condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a sua condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,6-8).
O Filho do Homem já nasceu qualificado, desde a mais tenra idade, Jesus já entendia que tinha de fazer a vontade do Pai. Aos 12 anos, na tradicional festa da Páscoa, após seus pais ficarem aliviados ao tê-lo encontrado, Jesus expressa:
“Porque me procuráveis? Não sabiam que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2,48-49).
E nós também devemos nos ocupar das coisas do Pai; podemos ser luz para a sociedade. Basta querermos e desejarmos conhecer melhor a Igreja e o Jesus eucarístico. Pois ninguém pode dar aquilo que não tem para oferecer. Então, caríssimos, mãos a obra, vamos arregaçar as mangas e agir.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Curso de Liturgia: bênção para a vida toda

O curso se realizou na Capela São João Batista

O Curso de Liturgia realizado no dia 14 de abril, na Capela São João Batista (Usina São João), foi uma bênção. Todos que participaram puderam aprender mais sobre a liturgia da Santa Missa, conhecer mais o significado de cada uma de suas partes e a dimensão que tem em nossas vidas.

Houve momentos de louvor, oração conduzidos por André e Andressa da Paróquia Santo Antônio e, claro, muita formação. Foram três ensinos, ministrados por Sandro Silva, membro da Missão Atos.

O momento de partilha foi muito frutuoso, já que nele os participantes - durante a troca de conhecimentos - tiveram algumas dúvidas que foram respondidas no retorno da partilha e ao longo das formações.

Como não poderia deixar de ser, o curso terminou com a Santa Missa celebrada pelo Padre Giovanni. A capela estava cheia. Muitos dos participantes da Missa haviam participado do curso e estavam tendo a oportunidade de colocar em prática todo o saber adquirido naquela tarde.

Novo curso de Liturgia deverá ser ministrado em breve, na Matriz.

O texto e as fotos (incluindo a fotomontagem, ao final) são uma contribuição de Vitor Hugo, da Comunidade Católica Missão Atos.

Diversas comunidades estiveram representadas















Clique para ampliar: a Liturgia realiza a comunhão
de todo o povo de Deus

1ª Festa da Misericórdia

Oração e contrição na meditação da Misericórdia
(foto: Virginia Lemos - PASCOM)
O coração de Jesus está repleto de misericórdia para com o seu povo, e tudo o que Ele quer é que cada cristão se lance com fé e sem reservas nesta fonte de salvação e de bênçãos. Assim pode ser resumida a mensagem do Senhor à comunidade paroquial de São Vicente na primeira festa da Misericórdia da quase-paróquia, realizada no domingo, 15/04/12, durante toda a tarde.

Além da meditação do Terço da Misericórdia, que começou às 15h (hora da morte de Jesus), houve três momentos de reflexão, entremeando citações do diário de Santa Faustina (a quem o próprio Cristo, em aparição, recomendou a devoção à Sua misericórdia) e bases bíblicas da fé na misericórdia divina. Após as reflexões e os cânticos, os participantes se reuniram em pequenos grupos de três para orarem uns pelos outros, estimulados pela organização.

Fiéis meditam frente ao quadro de Jesus Misericordioso
(Foto: Virginia Lemos - PASCOM)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeira Missa das crianças de 2012

Padre Giovanni rodeado pela criançada: 'foto oficial'
Muita alegria na primeira Missa das crianças celebrada na Quase-Paróquia de São Vicente em 2012. A celebração ocorreu no último sábado, 14/04/12 (dentro do período da oitava de Páscoa), na Matriz. Como de costume, o trenzinho foi buscar as crianças da catequese infantil, materializando na vida dos pequeninos o que diz o salmo: 'Que alegria quando me disseram vamos à casa do Senhor' (Sl 122/121).

Os primeiros a embarcar foram as crianças da comunidade de São João, na antiga usina São João. Depois o trenzinho ganhou mais passageiros na Capela de Santa Rita, no Parque Prazeres, e se dirigiu à Matriz de São Vicente. Os alunos da catequese da Matriz já estavam na igreja aguardando os colegas, mas também puderam embarcar após a Missa, quando do retorno às comunidades.

Embarque na Capela Santa Rita, no Parque Prazeres
Na homilia, o padre Giovanni Fernandes contou com a ajuda de um personagem de fantoche, 'Ana'. Às vezes estes bonequinhos roubam a cena, mas ali o personagem esteve todo o tempo a serviço da explicação da Palavra por  parte do sacerdote, fazendo perguntas e ouvindo atentamente as explicações dadas às crianças. A base da homilia foi o significado da Páscoa - que é espiritual e inteiramente focado na ressurreição de Jesus Cristo - e as maneiras concretas de vivenciá-la no dia a dia.

Ao final, as crianças ganharam um pequeno kit com pão, suco de uva (lembrando o pão e o vinho consagrados na Eucaristia) e até um ovinho de chocolate - que não é central, mas também não está proibido na Páscoa.

Confira outros flashes da primeira Missa das Crianças da São Vicente em 2012:

Alegria na chegada à Matriz














'Ana': bom exemplo de reverência frente à Liturgia















Ministério de música afinando as vozes















Tudo pronto para começar a festa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curso de Liturgia: viva intensamente a Missa

Será realizado neste sábado, 14/04/12, a partir das 14h, na Capela São João Batista, na antiga Usina São João, o curso de Liturgia promovido pela comunidade Missão Atos. O tema do curso é 'Santa Missa, milagre de amor'.

As inscrições ainda podem ser feitas pela internet, na secretaria da Quase-Paróquia São Vicente (3052-2072) ou pelo telefone da Missão Atos (9997-9924).

Os organizadores esperam que a participação no curso ajude os cristãos a perceber e experimentar toda a riqueza espiritual da Missa.

Clique na imagem para ampliar o cartaz!

domingo, 8 de abril de 2012

Ressuscitou para nós!

O 'fogo novo' da Vigília Pascal:luz de Cristo que se irradia sobre a Igreja
Todos os nossos trabalhos, os nossos esforços, os nossos planos de trabalhar para o Reino de Deus têm pleno sentido: Ele ressuscitou!

No ponto alto de uma Semana Santa muito participativa, a comunidade paroquial se reuniu em grande número na Matriz de São Vicente para celebrar a ressurreição de Jesus na Vigília Pascal.

A celebração - certamente a mais densa de todas as festas litúrgicas,com uma maratona de leituras do Antigo e do Novo Testamento - começou no pátio da Igreja, com o acendimento do 'fogo novo' e do Círio Pascal, que simboliza o próprio Cristo.  Os propósitos de renúncia e de penitência feitos durante a Quaresma e registrados em pedaços de papel também foram lançados no fogo, simbolizando o mergulho de toda a vida na ressurreição de Cristo.

O Círio Pascal representa Cristo e Sua luz
Em seguida, a luz de Cristo - simbolizada no Círio Pascal -foi transmitida às velas dos fiéis, numa representação da luz do Senhor que é passada a todos pelas palavras e pelo testemunho dos cristãos.

- A vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, sobre o antigo inimigo, é a nossa vitória. Na ressurreição de Cristo nós fomos feitos o novo povo de Deus. Povo sacerdotal, real e profético, povo participante da vida e da missão de Cristo - proclamou o padre Giovanni Fernandes.

Numa homilia de 19 minutos (clique para ouvir), baseada em leituras que resumem a história da salvação desde a Criação e o primeiro pecado até as ofertas de aliança por parte de Deus, culminando na Encarnação de Cristo, o padre Giovanni fez uma catequese sobre os fundamentos da vida cristã:

- Concretamente morremos com Cristo, concretamente ressuscitamos com Ele, concretamente fazemos parte desse povo sacerdotal, real e profético quando somos batizados.

Ao final da celebração, a comunidade paroquial se reuniu em confraternização no pátio da Igreja, comemorando a ressurreição de Cristo e partilhando o que cada um levou para colocar em comum.



O povo, entrando no templo, vai compartilhando a luz de Cristo





sexta-feira, 6 de abril de 2012

Semana Santa: chegou a Hora de Jesus

Após intensa participação do povo nas celebrações que tornam presente a caminhada de Jesus rumo ao Calvário, a hora é de contagem regressiva para a festa da Ressurreição, neste sábado, 07/04, às 20h, na Matriz de São Vicente.

Confira registros da participação do povo na Semana Santa 2012.

Sexta-feira da Paixão - Via Sacra encenada pelos jovens e celebração da Paixão do Senhor


No silêncio desta Sexta-feira, o início da manhã foi preenchido pela meditação da Via Sacra encenada pelos jovens da Quase-Paróquia São Vicente. A caminhada e a encenação das estações ocorreram entre a Praça São Cristóvão, em frente à descida da ponte Barcelos Martins, e o templo da Igreja, passando por todo o trecho da Beira-Rio.

Às 15h, a comunidade paroquial se reuniu na Matriz para a celebração da Paixão e Morte do Senhor. O silêncio inaugurado ao fim da celebração da Quinta-feira Santa não é de tristeza, pois a vitória já foi conquistada. É de reverência ao extremo do amor expresso na entrega de Cristo na cruz. O Senhor foi até o final, e a palavra final não é o sepulcro!


Celebração da Paixão do Senhor:

Pregação: Jesus é o Servo do Senhor anunciado por Isaías



Via Sacra encenada


1 - Jesus carrega a cruz rumo ao Gólgota

2 - Jesus é despojado de suas vestes

3 - Jesus é crucificado

4 - Jesus é erguido no madeiro da cruz





5 - 'Pai, em tuas mãos entrego meu Espírito'


6 - Maria recebe o corpo de Jesus


7 - O corpo do Senhor é levado ao sepulcro



Quinta-feira Santa - instituição da Eucaristia, do sacerdócio e cerimônia do lava-pés 
(fotos: Virginia Lemos)


Profissionais de saúde representam os apóstolos

Liturgia festiva pela instituição da Eucaristia e sacerdócio



Quarta-feira, 04/04/12 - Procissão do Encontro

Homens na procissão do Senhor dos Passos

Mulheres revivendo o caminho de Nossa Senhora das Dores

O encontro, lembrando Maria face a face com Jesus


Domingo de Ramos - 01/04/12 (fotos de Felipe Borges, Pastoral da Comunicação):

Procissão de Ramos a caminho da Matriz, em 01/04/12


O povo entrando na Matriz para a continuidade da Missa

A Liturgia  envolve mesmo quem ainda  não tem 
consciência do que se celebra

















Programação completa: confira aqui.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Igreja reunida na Catedral para Missa do Crisma




Em primeiro plano, monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito (esq.), 
Dom Roberto Francisco e Padre Wallas Maciel da Silva
Uma pequena multidão de fiéis esteve nesta quinta, 05/04, na Catedral Diocesana para assistir à missa do Crisma, parte integrante da programação da Semana Santa na Diocese de Campos. Presidida pelo bispo dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a Celebração Eucarística contou com a presença de todos os padres da diocese, diáconos e seminaristas, além de  irmãs e irmãos de diversas congregações e comunidades da Renovação Carismática Católica (RCC).

Padre Giovanni (dir.)participou da cerimonia 
O rito cerimonial incluiu a entrega dos santos óleos aos representantes das paróquias da diocese, da leitura do juramento de fidelidade à Igreja feita pelo monsenhor Luiz Henrique – recém-ordenado bispo Auxiliar do Rio de Janeiro -, além da reconstituição das promessas e votos sacerdotais. Na Homilia, o  bispo Dom Roberto Francisco ressaltou a importância do padre na vida da Igreja:


- O mundo de hoje está fazendo de tudo para acabar com a Igreja. E uma das formas que estão encontrando para isso é denegrir a figura dos padres. Eu gostaria de deixar a cada um de vocês que sem  sacerdotes de Deus Altíssimo não há Igreja Católica.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Instalado o 'CPP 2'

Nesta terça-feira, dia 2 de abril, o Padre Giovanni esteve na Capela Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres, para nomear os  membros do segundo Conselho Pastoral Paroquial, o 'CPP 2'. O Conselho é formado por coordenadores de pastorais das comunidades de Santa Rita de Cássia, São João Batista e Frei Galvão. De acordo com Padre Giovanni, as reuniões dos dois Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP 1, implantado em março, e CPP 2) ocorrerão em meses alternados. Elas servirão para tratar de questões referentes às capelas, trocar ideias  e propor soluções a problemas locais.Na ocasião, também foi escolhida a coordenadora da nova Pastoral de Eventos da Capela Santa Rita, Lenilda Azeredo Gomes.

Esse conselho, com sede na Capela Santa Rita, faz parte da estratégia de estruturação do CPP em setores, para se trabalhar melhor o processo de evangelização das comunidades. Em março já tinha sido instalado o 'CPP 1', que engloba a Matriz e as comunidades de São Jorge e Nossa Senhora do Carmo.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Formação para catequistas

Não há dúvida de que Deus capacita os seus escolhidos, e o faz também através das oportunidades de formação oferecidas pela Sua Igreja. Foi assim no Encontro de Formação para Catequistas realizado na Matriz de São Vicente neste sábado, 31/03/12, véspera da abertura da Semana Santa. O encontro foi conduzido pelas irmãs Eugênia e Inês, que atuam em Itaboraí (RJ).

Catequistas de várias comunidades da Quase-Paróquia participaram do evento, que ocorreu ao longo do dia. Na abertura, o padre Giovanni Fernandes lembrou a responsabilidade das catequistas em praticar aquilo que ensinam e se fazerem presentes e atuantes na vida da Igreja.  O padre acentuou ainda a importância da formação para que os fiéis se tornem instrumentos afiados nas mãos de Deus.

- Se Senhor realiza as maravilhas que temos visto mesmo com as nossas deficiências, imagine o que Ele fará agora que estamos nos formando na Sua Palavra!  

Cleide Araújo, que atua na Catequese da Capela de São João Batista, participou do curso e não se arrependeu:

- Além do conteúdo, aprendemos técnicas importantes para motivar a participação das crianças - diz.