O 'fogo novo' da Vigília Pascal:luz de Cristo que se irradia sobre a Igreja |
No ponto alto de uma Semana Santa muito participativa, a comunidade paroquial se reuniu em grande número na Matriz de São Vicente para celebrar a ressurreição de Jesus na Vigília Pascal.
A celebração - certamente a mais densa de todas as festas litúrgicas,com uma maratona de leituras do Antigo e do Novo Testamento - começou no pátio da Igreja, com o acendimento do 'fogo novo' e do Círio Pascal, que simboliza o próprio Cristo. Os propósitos de renúncia e de penitência feitos durante a Quaresma e registrados em pedaços de papel também foram lançados no fogo, simbolizando o mergulho de toda a vida na ressurreição de Cristo.
O Círio Pascal representa Cristo e Sua luz |
- A vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, sobre o antigo inimigo, é a nossa vitória. Na ressurreição de Cristo nós fomos feitos o novo povo de Deus. Povo sacerdotal, real e profético, povo participante da vida e da missão de Cristo - proclamou o padre Giovanni Fernandes.
Numa homilia de 19 minutos (clique para ouvir), baseada em leituras que resumem a história da salvação desde a Criação e o primeiro pecado até as ofertas de aliança por parte de Deus, culminando na Encarnação de Cristo, o padre Giovanni fez uma catequese sobre os fundamentos da vida cristã:
- Concretamente morremos com Cristo, concretamente ressuscitamos com Ele, concretamente fazemos parte desse povo sacerdotal, real e profético quando somos batizados.
Ao final da celebração, a comunidade paroquial se reuniu em confraternização no pátio da Igreja, comemorando a ressurreição de Cristo e partilhando o que cada um levou para colocar em comum.
O povo, entrando no templo, vai compartilhando a luz de Cristo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário