quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia de São José Operário e de adoração a Jesus sacramentado

Representação de S. José ensinando carpintaria a Jesus
Hoje, feriado nacional do Dia do Trabalhador (1º de maio de 2014), é dia de São José Operário. Como é quinta-feira, é também um dia dedicado à adoração a Jesus Eucarístico na Quase Paróquia São Vicente de Paulo.

Como ocorre todas as quintas, o Santíssimo será exposto logo no início da manhã e assim ficará durante todo o dia, até as 19h, quando será recolhido para ter início a Santa Missa, às 19h30. Após a Missa, novamente a Igreja vai adorar o seu Senhor, que será conduzido ao passeio entre os fiéis,

Reserve uma hora do seu feriado para estar na intimidade com Jesus, entregando suas alegrias, ansiedades e tristezas. E participe do grande encontro que começa às 19h30! 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Festa de Nossa Senhora da Penha em Campo Novo

Capela de N.Sra. Penha (Leniéverson-25/04/14)
Hoje, segunda-feira, 28/04/14, Dia de Nossa Senhora da Penha, a comunidade católica de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana (RJ), vai celebrar sua padroeira. Atendida pela Quase Paróquia São Vicente de Paulo, a Capela de Nossa Senhora da Penha terá procissão às 19h e Santa Missa às 20h, celebrada pelo padre Giovanni Fernandes.

O tríduo em honra à padroeira começou na sexta-feira, 25/04/14, com a celebração da Palavra a cargo do ministro Jacy Junior e participação de Leniéverson no canto. No sábado, quem conduziu a celebração foi a ministra Eliane, auxiliada na música pelo ministério Missionário. José Ricardo foi o ministro que celebrou no domingo, tendo a participação do mesmo grupo musical da véspera. Fiéis da Capela de São Sebastião, na comunidade próxima de Cacimbas, participaram dos três dias do tríduo.

A festividade da padroeira marca mais um passo no esforço para reativar em plenitude as atividades da Igreja em Campo Novo. Após a celebração, uma reunião entre os presentes tratou das próximas iniciativas visando oferecer catequese para crianças e adultos e uma rotina de encontros e celebrações no Dia do Senhor.  As tratativas devem ser amarradas com o sacerdote hoje, após a Missa.

A misericórdia do Senhor é infinita

Quadro de Jesus misericordioso
Como a Igreja espalhada por todo o mundo, a Quase Paróquia São Vicente de Paulo celebrou com intensa alegria neste domingo, 27/04/14, a Festa da Misericórdia. Na data em que a Igreja canonizou dois novos santos - os papas João XXII e João Paulo II -, os fiéis se reuniram a partir das 14h, na Matriz, para uma tarde de oração, reflexão e louvor.

O encontro foi organizado pelo Grupo de Oração Ágape, e teve a participação de paroquianos de diversas comunidades. Foi uma tarde para se perceber a profundidade do amor e da misericórdia de Deus. O próprio padre Giovanni Fernandes foi um dos pregadores.

A Festa da Misericórdia foi instituída pelo Papa João Paulo II, agora santo.  Foi aos 30/04/00, quando João Paulo II canonizou a grande apóstola da Divina Misericórdia, Irmã Faustina Kowalska (1905-1938); na ocasião, instituiu que no 1° domingo após a Festa da Páscoa a Igreja celebraria a Festa da Divina Misericórdia.

Confira algumas fotos do evento, feitas por Leniéverson - PASCOM:

Pregação do padre Giovanni

Pela dolorosa paixão de Cristo, o Pai tenha piedade de nós


Fiéis expressam sua confiança na acolhida de Deus



Momento de louvor (fotos: Leniéverson - PASCOM)



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Honra devida a quem honrou a Cristo

Celebração eucarística, ponto alto da festa
A capela de São Jorge ficou pequena para a quantidade de fiéis que se congregou para celebrar nesta quarta, 23/04/14, o padroeiro da comunidade. A procissão circulou pelas ruas do Parque São Jorge e conduziu os devotos à Santa Missa, presidida pelo padre Giovanni Fernandes. Além de maciça participação do povo, a procissão teve a presença da Banda da Polícia Militar.

Tendo nascido em 275 e sido morto aos 23 de abril de 303, São Jorge foi um soldado do Império Romano no tempo do imperador Diocleciano. Segundo o verbete dedicado ao santo na Wikipedia, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou no ano 302 um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e exigia a oferta de sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos, declarou-se cristão.

Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor). Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana).

A procissão e a Missa atraíram não apenas paroquianos da São Vicente, mas fiéis de outras paróquias da cidade. A música foi animada pelo ministério Louvor e Adoração.

Confira algumas fotos da festa, na lente de Leniéverson - PASCOM:

Procissão rumo à Missa: caminhada para o Céu

Detalhe da ornamentação do andor


Participação da Banda da Polícia Militar

Honra para um santo muito querido

Uma pequena multidão se aglomerou na capela

Padre Giovanni conduzindo a procissão

Caminhada pelas ruas do Parque São Jorge

Integração entre as comunidades da quase paróquia 


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vamos celebrar São Jorge!

Pe. Giovanni na festa de 2012 (Foto: Virginia Lemos/Pascom)
A Capela de São Jorge está em festa pela passagem do dia do seu padroeiro. Depois do tríduo, aberto no Domingo de Páscoa, 20/04/14, é hora de celebrar as maravilhas que Deus faz na vida dos seus santos.

A procissão sai às 19h desta quarta, 23/04, da terceira rua após a estação da Pesagro, seguindo em direção à Capela. A Santa Missa começa logo após a chegada da procissão, por volta das 19h30.

Participe e conheça melhor a vida de São Jorge, que foi um cristão exemplar no tempo do Império Romano e nada tem a ver com a entidade cultuada pelas religiões afro-brasileiras.

Vista aérea do região da procissão e missa de S. Jorge (Google)

Festa da Misericórdia neste domingo, 27

Clique para ampliar (João Batista /PASCOM)
A Festa da Divina Misericórdia deste ano será especial. Neste domingo, 27/04/14, a partir das 14h, na Matriz de São Vicente de Paulo, a Igreja vai louvar a Deus pela misericórdia revelada em Jesus Cristo e agradecer pela canonização dos mais novos santos da Igreja: os papas João XXIII e João Paulo II.

Será uma tarde de festa, com pregações, reflexões, orações e uma excelente oportunidade para um mergulho na misericórdia de Deus. A organização é do Grupo de Oração Ágape.

Participe e chame seus amigos!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Já começou o Tríduo de São Jorge

Procissão de S. Jorge em 2012 (Virgínia Lemos, Pascom)
A Páscoa é a festa máxima da Igreja, mas este domingo teve um motivo extra para a alegria da comunidade de São Jorge: a Missa das 9h30, celebrada pelo padre Giovanni Fernandes, significou também a abertura do Tríduo em preparação para a festa do padroeiro.

Nesta segunda, 21/04/14, feriado de Tiradentes, a comunidade se reúne às 19h30 para a Celebração da Palavra com o ministro Jacy Alves Nunes e música puxada por Domingos. São especialmente convidadas as seguintes comunidades: Capelas São Pedro (Parque Alvorada), Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças, Santa Rita de Cássia, Pastorais da Acolhida, Família e Saúde.

Dia 22/04, haverá Santa Missa com o Padre Hélio Marcos da Silva Rosa, às 19h30, tendo como comunidades convidadas as capelas São João Batista e São Silvestre e as pastorais Missionária, Criança, Terço dos Homens, Conferência Vicentina e Legião de Maria. A música fica a cargo de Graciliano, caso já tenha condições físicas, pois se recupera de uma cirurgia.

O dia do padroeiro, 23/04, terá procissão às 19h e Santa Missa às 19h30 com o padre Giovanni, animada pelo ministério de música Louvor e Adoração. São convidadas as seguintes comunidades: Pastorais de Eventos e de Comunicação, Grupo de Oração Ágape e Liga Católica de Guarus. Após a Missa haverá "Evangelizashow".

sábado, 19 de abril de 2014

Ressuscitou! Ouça as leituras e a homilia da Vigília Pascal.

A ressurreição de Cristo é a razão da alegria da Igreja
Foi uma noite santa e iluminada. Com a igreja lotada, a celebração da Vigília Pascal na Matriz de São Vicente de Paulo começou às 19h30 e só terminou depois das 22h deste Sábado Santo, 19/04/14. A alegria da proclamação da Páscoa foi completada com o batismo de duas crianças - Ana Julia e Pietro - durante a liturgia.

Como prevê o rito da Vigília Pascal, a comunidade paroquial se reuniu inicialmente na entrada da Igreja, quando foi aceso o fogo novo e a partir dele o Círio Pascal, a grande vela que simboliza Cristo ressuscitado. É a partir do Círio que o fogo se alastra pelas velas dos fiéis, como a luz de Jesus se disseminando por entre seus discípulos.

Excepcionalmente, dada a riqueza da liturgia da Vigília Pascal, o Blog gerou um único arquivo de áudio contendo não apenas o Evangelho e a homilia, mas toda a maratona de leituras proclamadas, do Antigo e do Novo Testamento.

Clique aqui para ouvir a homilia.

Clique aqui para ouvir o áudio do Batismo de Ana Julia e Pietro.

Confirma outras fotos da festa da ressurreição de Jesus, feitas por Leniéverson/Pascom:

Momento do Batismo de Ana Julia e Pietro

As luzes simbolizando a ressurreição de Cristo

A liturgia da Palavra é a mais densa do calendário litúrgico

Os músicos cantaram com a alma

Contagem regressiva para a proclamação da Páscoa

Faltam apenas algumas horas para a alegria da Ressurreição do Senhor Jesus contagiar toda a Igreja. Na Matriz de São Vicente de Paulo, a celebração da Vigília Pascal começa às 19h30 deste Sábado Santo, 19/04/14, com a proclamação da Páscoa e a grande festa da vitória de Cristo sobre a morte. Pede-se que os fiéis levem velas, para que a luz que emana do Círio Pascal se espalhe por toda a Igreja, simbolizando a luz de Cristo se disseminando por toda a terra.

Durante a Missa, as imagens sacras (que permaneceram toda a Quaresma e Semana Santa cobertas) serão novamente expostas, simbolizando a realidade do céu aberto pelo sacrifício redentor de Cristo. De fato, sem a ressurreição de Cristo, não haveria santos, pois nenhum ser humano teria entrado no céu. Não haveria Igreja, templos, assim como não existiria este blog.

A liturgia da Vigília Pascal é a mais importante da Igreja, e um sinal disto é a densidade das leituras bíblicas proclamadas ao longo da celebração, contando um resumo da história da salvação.

Participe com sua família e convide os amigos. Cristo nos convida a participar do seu triunfo!




sexta-feira, 18 de abril de 2014

Na Liturgia, hora de reviver a morte do Senhor

Padre Giovanni se prostra no início da celebração
A celebração da liturgia da Paixão e Morte do Senhor atraiu paroquianos de todas as comunidades à Matriz de São Vicente de Paulo, na tarde desta sexta-feira, 18/04/14. Único dia do ano em que não se celebra Missa nem qualquer outro sacramento, a Sexta-feira da Paixão é o memorial da morte de Jesus Cristo pela salvação de todos e de cada um.

Na solene liturgia, carregada de solenidade mas ao mesmo tempo de simplicidade (o altar fica nu, a música não usa instrumentos, os fiéis exercitam o silêncio), a Igreja reza por si mesma, pelo conjunto dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Cristo, pelos que não creem em Deus e pelas autoridades, bem como pela paz no mundo inteiro.  O Santíssimo Sacramento distribuído aos fiéis foi consagrado na Missa do dia anterior, a festa da instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial.

Até a feliz proclamação da ressurreição de Cristo, na Vigília Pascal (noite de sábado, a partir das 19h30, na Matriz), a Igreja faz memória do luto pela morte do Senhor em favor da redenção da humanidade.

Confira fotos de momentos marcantes da celebração da Paixão do Senhor na Matriz de São Vicente (Roni Lisboa / Pastoral da Comunicação):

O padre começa a reverência ao gesto salvador de Jesus...

... e os fiéis fazem o mesmo.
Primeira leitura: Isaías descreve o Servo de Javé

Assembleia atenta e reverente

O presbitério, com o detalhe do altar sem toalhas

"Eis o lenho da Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo"

Via Sacra encenada: palavras e silêncio pelas ruas de Guarus

Jesus é crucificado entre ladrões, sob olhares de Maria e João
Jovens da Quase Paróquia São Vicente de Paulo protagonizaram, no início da manhã desta Sexta-feira Santa, 18/04/14, a encenação da Via Sacra pelas ruas de Guarus. A caminhada dos jovens e dos fiéis começou na cabeceira da ponte Barcelos Martins e seguiu pela Beira-Rio (Av. Francisco Lamego) até a Matriz de São Vicente.

Após as orações e reflexões próprias de cada uma das 14 estações, a cena era reproduzida pelos jovens paroquianos. Foi mais um momento forte de espiritualidade e de evangelização da São Vicente neste período de preparação para a Páscoa do Senhor.

Durante toda a noite e madrugada de quinta para sexta-feira, os fiéis se revezaram na Vigília Eucarística que se seguiu à Missa do Lava-Pés e da instituição da Eucaristia. No sermão (clique para ouvir), o padre Giovanni Fernandes chamou atenção para os dois grandes tesouros que Jesus deixou para Sua Igreja e que são celebrados na Quinta-feira Santa: o sacerdócio ministerial dos padres e a Eucaristia.

Confira outros registros da Via Sacra encenada pelos jovens:

Fiéis acompanham a Via Sacra



Jesus a caminho do Calvário

Silêncio e oração no trajeto da Beira-Rio

Jesus entre soldados: maus tratos ao 'lenho verde'

Mulheres acompanham a caminhada do Mestre

Sob o peso da cruz e do pecado da humanidade, Jesus cai

Caminhando resoluto rumo ao Gólgota

O povo acordou cedo para acompanhar

Maria (à esquerda) e as santas mulheres

A mãe encontra o Filho: dor e consolo recíprocos

Simão, o Cirineu, ajuda Jesus 

Verônica enxuga o rosto de Jesus...

... e chora ao ver Sua face estampada.

Jesus, o servo de Javé

Em Sua humanidade, a experiência da fraqueza e do desamparo

Ainda um tanto a caminhar até fora dos muros de Jerusalém

Soldados pagãos escoltam o Santo

A Páscoa do comércio e a realidade da fé

Jesus cai pela terceira vez

Em  mais um ultraje...

... soldados despem o Senhor.

Jesus é crucificado: amor levado ao extremo

Jesus agoniza como um malfeitor, entre ladrões

Jesus expira e entrega tudo ao Pai



Maria recebe o corpo do Filho amado

Por que fizeram isto?