sexta-feira, 18 de abril de 2014

Na Liturgia, hora de reviver a morte do Senhor

Padre Giovanni se prostra no início da celebração
A celebração da liturgia da Paixão e Morte do Senhor atraiu paroquianos de todas as comunidades à Matriz de São Vicente de Paulo, na tarde desta sexta-feira, 18/04/14. Único dia do ano em que não se celebra Missa nem qualquer outro sacramento, a Sexta-feira da Paixão é o memorial da morte de Jesus Cristo pela salvação de todos e de cada um.

Na solene liturgia, carregada de solenidade mas ao mesmo tempo de simplicidade (o altar fica nu, a música não usa instrumentos, os fiéis exercitam o silêncio), a Igreja reza por si mesma, pelo conjunto dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Cristo, pelos que não creem em Deus e pelas autoridades, bem como pela paz no mundo inteiro.  O Santíssimo Sacramento distribuído aos fiéis foi consagrado na Missa do dia anterior, a festa da instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial.

Até a feliz proclamação da ressurreição de Cristo, na Vigília Pascal (noite de sábado, a partir das 19h30, na Matriz), a Igreja faz memória do luto pela morte do Senhor em favor da redenção da humanidade.

Confira fotos de momentos marcantes da celebração da Paixão do Senhor na Matriz de São Vicente (Roni Lisboa / Pastoral da Comunicação):

O padre começa a reverência ao gesto salvador de Jesus...

... e os fiéis fazem o mesmo.
Primeira leitura: Isaías descreve o Servo de Javé

Assembleia atenta e reverente

O presbitério, com o detalhe do altar sem toalhas

"Eis o lenho da Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário