segunda-feira, 14 de abril de 2014

Caminhada de oração pede paz para Guarus

Início da Liturgia, antes da caminhada, na São Vicente
Com a participação dos padres e de fiéis das cinco paróquias de Guarus, foi realizada na tarde deste Domingo de Ramos, 13/04/14, a Caminhada de Oração pela Paz. A concentração ocorreu em frente à Matriz de São Vicente de Paulo, onde teve início a celebração da Liturgia, com a bênção dos ramos e a proclamação do Evangelho da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em seguida, os fiéis seguiram em caminhada - com todos vestidos de branco e muitos portando faixas e cartazes contra a violência - pela Avenida Francisco Lamego (Beira-Rio) até a Matriz de Santo Antônio.

Embora fazendo parte da ação litúrgica própria do Domingo de Ramos, a caminhada não teve apenas caráter espiritual. Foi também um grito de alerta às autoridades e à sociedade contra as carências sofridas pela população de Guarus, duramente atingida pelo tráfico de drogas, por assassinatos de jovens e por deficiências básicas de infraestrutura. O evento foi organizado pela Forania de Guarus, que reúne o conjunto das paróquias ou quase paróquias do subdistrito - Nossa Senhora Aparecida, no Parque Lebret (padre José Carlos Fernandes); Nossa Senhora da Conceição, em Custodópolis (padre Silvio Lemos); Santo Antônio, no Jardim Carioca (padre Paulo Henriques e padre Gilson, além do diácono Valdir Alberico); São José, no parque Cidade Luz (padre Renato Redeson); e São Vicente de Paulo, padre Giovanni Fernandes.

Nelia e Ademir, que perderam um filho, pedem paz
Um dos momentos mais marcantes foi o minuto de silêncio feito pela multidão em memória dos mortos pela violência que atinge os bairros de Guarus. O apelo enviado a partir do minitrio elétrico, que animava os fiéis com cânticos e orações, teve pronta adesão de todos os caminhantes. Foram instantes em que não se ouviu nem mesmo a agitação dos populares que assistiam ao futebol pela TV em quiosques da Beira-Rio.

A caminhada começou pouco depois das 16h, mas já era noite quando chegou à Praça de Santo Antônio, onde o altar, o ambão e o ministério de música já estavam prontos para dar sequência à celebração.

Mutirão de confissões na S. Vicente, em 08/04/14
A Caminhada pela Paz não foi o único gesto concreto de unidade das paróquias de Guarus. Ao longo da semana que antecedeu o Domingo de Ramos, todos os padres da forania participaram juntos de mutirões de confissões em cada paróquia.






Veja outras fotos do Domingo de Ramos:

Concentração em frente à Matriz de S. Vicente

Visão da aglomeração a partir da obra da Matriz

Preparação para o início da caminhada

Paróquias unidas pelo bem comum de Guarus

Diácono Valdir proclama o Evangelho

Fiéis das cinco paróquias se reúnem para a caminhada

Preparativos para o início da Liturgia

Padres e diácono após a Missa, na Santo Antônio
(Fonte: Facebook Padre Paulo Henriques)

Confira fotos da celebração de Ramos pela manhã, na Matriz de São Vicente (Bruna Correa, PASCOM):

Bênção dos ramos na entrada da Matriz

Início da Liturgia, junto à porta da igreja

Participação ativa do povo

Hosana ao Filho de Davi!







Nenhum comentário:

Postar um comentário